Saques e vandalismo em trens na rota do Porto de Santos impulsionam investimentos em segurança
jan, 08, 2025 Postado porSylvia SchandertSemana202502
Com os trens que transportam cargas até o Porto de Santos sendo alvos de saques e vandalismo que geram prejuízos milionários, as empresas do setor ferroviário têm investido cada vez mais em segurança privada e novas tecnologias.
Os delitos, segundo concessionárias e poder público,são praticados por organizações criminosas especializadas em roubo de carga para revenda no mercado paralelo. Soja, açúcar, carne e combustível seriam os produtos mais visados.
Uma das concessionárias da região, a Rumo apontou um aumento significativo de saques e vandalismo na linha férrea de Cubatão. “Embora os índices tenham apresentado maior estabilidade ao longo de 2024 em relação a 2023, houve uma intensificação preocupante desses crimes em dezembro”, apontou a empresa, em nota à Reportagem.
“A ação de usuários de drogas e de uma organização criminosa que furta cargas para revenda no mercado ilícito segue comprometendo não apenas a operação ferroviária, mas também a segurança pública na região”, complementou a Rumo, que não detalhou o total de ocorrências registradas nem o valor do investimento em segurança, mas deixou claro que o tema seguirá como prioridade em 2025.
“A empresa investiu valores expressivos em segurança privada, superando a casa de dois dígitos em milhões. Estão previstos novos aportes em tecnologia e na integração de treinamentos entre forças de segurança pública e privada, reforçando as estratégias de proteção diante das redes criminosas que ameaçam a operação ferroviária”.
Por fim, a concessionária mencionou que mantém contato constante com a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) e com os comandos das polícias Militar e Civil, solicitando ainda o reforço da Guarda Civil Municipal (GCM) à Prefeitura de Cubatão, especialmente nos bairros Vila Natal e Vila Esperança, “marcados por centenas de ocupações irregulares e usuários de drogas”.
Outras concessionárias
Já a MRS informou, em nota, que “as ocorrências são pontuais e bem menos representativas se comparadas com outros modais de transporte. Apesar disso, temos investido em novas tecnologias, sistemas de monitoramento e expansão das nossas equipes de segurança em campo”.
A companhia acredita que “as autoridades competentes continuarão atuando para a resolução do problema” e manifestou que está disponível “para ajudar no que for preciso para que a ferrovia continue sendo um dos modais mais seguros e eficientes do País”.
Já a VLI informou que “suas equipes de segurança patrimonial realizam rondas constantes e monitoram os ativos da companhia em tempo integral. Nesta região específica, a VLI conta com equipes de segurança 24 horas para garantir a segurança do time envolvido na operação e a integridade das cargas transportadas, bem como de vagões e locomotivas”.
A empresa acredita ainda que “o trabalho das autoridades de segurança pública seja fundamental para dar fim à criminalidade na região, que traz prejuízos para o transporte de cargas e a economia do País”.
Complexo portuário recebeu 481,4 mil vagões em 11 meses
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que, de janeiro a novembro de 2024, o Porto de Santos movimentou 481,4 mil vagões, praticamente empatando com a movimentação de 2023 em igual período.
Considerando que 487,6 mil vagões foram operados nos 12 meses de 2023, a gestora portuária estima que poderá encerrar 2024 com um aumento recorde de vagões movimentados de 17,6%.Os dados de dezembro ainda não foram computados.
Em relação ao tipo de carga movimentada de janeiro a novembro, foram 415,7 mil vagões com granéis vegetais (85,6%); 26,9 mil de granéis minerais (5,7%); 21,1 mil de contêineres (4,5%); e17,7 mil de carga geral (3,33%), que aumentou em comparação a 2023 (2,6%), sendo a maioria celulose naquele ano.
À Reportagem, a APS explicou ainda que, “em linhas gerais, os granéis minerais são fluxo de desembarque (importação), por ser basicamente adubo, enquanto os demais são de exportação”.
Fonte: A Tribuna
Clique aqui para ler o texto original: https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/saques-e-vandalismo-em-trens-na-rota-do-porto-de-santos-impulsionam-investimentos-em-seguranca-1.446695
-
Portos e Terminais
abr, 23, 2020
0
Complexo Portuário do RS mostra crescimento no primeiro trimestre de 2020
-
Economia
jan, 16, 2024
0
Comércio exterior segue em alta e saldo alcança US$ 3,5 bi em duas semanas
-
Portos e Terminais
jul, 06, 2022
0
Santos reúne setores de transporte para discutir sobre estacionamento de caminhões no Porto
-
Carnes
set, 13, 2021
0
Indústria brasileira de aves rebate crítica de ministro francês