Café

Brasil deixa de receber US$ 469 mi com atraso na exportação de café até novembro, diz Cecafé

jan, 09, 2025 Postado porSylvia Schandert

Semana202502

Os atrasos no embarque de produtos para exportações levou o país a travar 1,615 milhão de sacas de café em seus portos, segundo levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Só naquele mês, por conta dos atrasos, o país registrou um “prejuízo portuário” de R$ 11,93 milhões em novembro. O valor apurado pelo Cecafé engloba gastos com armazenagens adicionais, detentions, pré-stacking e antecipação de gates.

Dentre os embróglios que levaram aos atrasos, a entidade destaca alterações de escala de navios para exportação e rolagens de cargas.

Dê uma olhada no gráfico abaixo para ver como as exportações mensais de grãos de café em contêineres se saíram de janeiro de 2021 a novembro de 2024. Os dados vêm do DataLiner.

Exportações de café | Jan 2021 – Nov 2024 | TEUs

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)

“Os entraves na logística e os prejuízos acumulados por nossos exportadores externam que os principais portos brasileiros para exportação de café e demais cargas que demandam contêineres não acompanharam a evolução do agronegócio no país, sendo nítida a falta de infraestrutura portuária adequada”, avalia Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé.

“A demanda por capacidade de pátio e berço maiores, condições adequadas de rodovias, ferrovias e hidrovias para atender ao agronegócio brasileiro, assim como o aprofundamento de calado para o recebimento de maiores embarcações, são cada vez mais necessárias no país”, conclui.

Heron afirma que a entidade conversa com parceiros comerciais, autoridades e membros do setor para buscar soluções, minimizar os prejuízos aos exportadores e possibilitar a otimização da infraestrutura portuária.

“A infraestrutura portuária brasileira vem apresentando sinais de esgotamento e é emergencial a ampliação de investimentos e adoção de medidas que visem atender à demanda crescente do agronegócio nacional, proporcionando mais eficiência e competitividade aos setores e possibilitando que um dos principais segmentos da economia do país permaneça gerando bilhões em divisas.”

Fonte: CNN Brasil

Clique aqui para ler o texto original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-deixa-de-receber-us-469-mi-com-atraso-na-exportacao-de-cafe-ate-novembro-diz-cecafe/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.