Argentina aumenta exportações de trigo para o sudeste da Ásia
jul, 23, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201931
Exportações de trigo argentino devem ganhar espaço nos mercados do Sudeste Asiático nos próximos anos, já que países da região, que buscam opções mais baratas para o trigo australiano, estão comprando produtos com baixo teor de proteína do fornecedor sul-americano em um esforço para cortar custos e aumentar as margens de moagem.
Os problemas climáticos e a falta de oferta da Austrália neste ano deram uma oportunidade à Argentina de aumentar sua participação em mercados como a Indonésia e a Tailândia. Essa tendência deve continuar, já que os países da região estão se acostumando cada vez mais com essa variedade de trigo.
Durante o período de pico das exportações da Argentina, entre dezembro de 2018 e março, seu trigo teve preço médio de US $ 232,75/ tonelada, 15% mais barato que o trigo Australiano Premium White e 1% mais barato que o trigo do Mar Negro, segundo dados da International Grains Council e Platts.
A indústria de moagem do Sudeste Asiático é notavelmente eficiente e tem conseguido se adaptar ao trigo de menor qualidade, como é o caso da Argentina.
Exportadores globais como Austrália, Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e Argentina têm corrido para fornecer trigo para o Sudeste Asiático em meio à crescente demanda da Indonésia e das Filipinas, tornando a região o maior mercado mundial de importação de trigo.
A Austrália tem uma vantagem geográfica em termos de proximidade com consumidores como Indonésia e Vietnã, mas a seca fez com que os prêmios domésticos aumentassem drasticamente, tornando as exportações de trigo inviáveis, especialmente da costa leste.
As exportações da Argentina nos primeiros seis meses de sua atual temporada (dezembro-novembro) mais que triplicaram para 1,9 milhão de toneladas em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do INDEC (Instituto Nacional de Estadísticas Y Censos) da Argentina. Além disso, as exportações da Argentina em 2017-18 registraram um salto de mais de oito vezes no ano, para 611.953 toneladas.
Em fevereiro, a Argentina estava comercializando seu trigo na Ásia entre US $ 255 e US $ 265/tonelada, incluindo custo de frete, em comparação com o trigo australiano que foi negociado a US $ 300 /tonelada segundo relatórios da tomedia.
Fonte: Platts
-
Automotivo
jul, 02, 2019
0
Exportações de automóveis no Brasil caem 37% no primeiro semestre
-
Carnes
jul, 10, 2019
0
Acordo Mercosul / UE favorece a indústria brasileira de carne bovina
-
Grãos
ago, 13, 2019
0
Brasil domina exportação mundial de soja
-
Logística Outros
nov, 30, 2022
0
Operações da VLI no Terminal Portuário de São Luís em 2022 já superam volume total de 2021