Economia

Agroexportações peruanas devem ter crescimento moderado em 2025

jan, 28, 2025 Postado porSylvia Schandert

Semana202505

Embora as agroexportações peruanas, tanto tradicionais quanto não tradicionais, estejam projetadas para alcançar um recorde histórico de 12 bilhões de dólares em 2024, a diretora da Associação dos Exportadores Peruanos (Adex), Liz Soto Luna, observou que o crescimento deste ano será muito mais moderado devido a fatores externos e internos. Ela enfatizou a necessidade de o Congresso e o Poder Executivo promoverem uma nova Lei de Promoção Agrária.

“Esperamos que essa nova lei aborde as realidades e necessidades do setor em relação à tributação e ao trabalho, com foco no desenvolvimento de pequenos produtores agrícolas e nas empresas que os integrem em uma cadeia agrícola moderna e voltada para exportação. Além disso, ela deve manter medidas-chave instrumentais para o crescimento da agroexportação, como o programa de drawback”, afirmou.

Soto apontou que uma preocupação externa para o setor está relacionada às relações comerciais com os Estados Unidos, principal destino das agroexportações peruanas, já que mudanças nas políticas da administração dos EUA podem alterar as condições comerciais. No entanto, a recente abertura do Porto de Chancay, a nova rota direta para a China e a Ásia, as negociações comerciais em andamento conduzidas pelo Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur), e os protocolos sanitários gerenciados pelo Senasa apresentam novas oportunidades.

“O trabalho do Mincetur é fundamental, pois tem negociações em andamento com a Indonésia e a Índia – com possíveis futuros acordos com os Emirados Árabes Unidos e Marrocos – acordos que proporcionarão melhor acesso aos mercados para nossos produtos. Além disso, o Senasa mantém comunicação constante com a Adex e o setor empresarial. Todos estamos alinhados na priorização de mercados potenciais”, afirmou.

No cenário interno, ela destacou a necessidade de um clima de negócios favorável, esforços mais fortes no combate à insegurança e melhorias na cadeia logística, que tem enfrentado problemas significativos nos últimos meses, como longas filas de caminhões e congestionamento nos terminais portuários.

“Esperamos que a criação do Comitê Técnico para a Eficiência Operacional da Logística de Comércio Exterior, convocado pelo Mincetur, e as reuniões de trabalho com a Autoridade Portuária Nacional resultem em ações que melhorem as operações, reduzam os custos logísticos e aumentem a competitividade do setor”, acrescentou.

Enquanto isso, o Coordenador de Agronegócio e Produtos Pesqueiros da PromPerú, Juan Portugal Quinteros, anunciou que sua organização sediará 115 atividades em 2025, envolvendo 2.446 empresas, com um volume de negócios esperado de 1,419 bilhão de dólares. “Alocamos um orçamento de 10,7 milhões de soles”, observou.

Fonte: Portal Portuário

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.