
Uruguai: Conaprole fechou um acordo com uma empresa chinesa que pode impulsionar as exportações de laticínios
fev, 18, 2025 Postado porSylvia SchandertSemana202508
A Cooperativa Nacional de Produtores de Leite (Conaprole) do Uruguai assinou um acordo de colaboração e cooperação técnica integral com a empresa chinesa Yili, que pode fortalecer as exportações do setor.
O presidente da Conaprole, Gabriel Fernández, destacou que a empresa “cresceu com os olhos voltados para o mundo, consolidando-se como líder em exportações de produtos lácteos na América Latina” e afirmou: “Esta aliança com a Yili, que já dura 14 anos, é um exemplo do nosso compromisso com a qualidade, a inovação e a sustentabilidade.”
Ele também reforçou que a parceria continuará avançando: “Seguiremos trabalhando juntos para fortalecer essa relação e gerar novas oportunidades que beneficiem tanto o Uruguai quanto a China”, destacou Fernández, enfatizando a relevância da Conaprole como líder na América Latina e da Yili como uma das maiores empresas do setor no mundo.
Por sua vez, o CEO da Conaprole, Gabriel Valdés, afirmou: “Compartilhamos uma visão comum sobre a importância de valores como qualidade, inovação e sustentabilidade na indústria global de laticínios.”
Já o presidente da Yili, Pan Gang, ressaltou a complementaridade entre as duas empresas e o potencial do acordo para ampliar a cooperação em produtos como leite em pó desnatado, manteiga e soro desmineralizado, além do comércio já consolidado de leite em pó integral.
A relevância das exportações de laticínios
Os produtos lácteos estão entre os principais itens exportados pelo Uruguai. Em 2024, o setor ficou em quarto lugar nas exportações do país, totalizando US$ 815 milhões, valor semelhante ao de 2023, com Brasil e Argélia como os principais mercados compradores.
Entre os produtos exportados, o leite em pó se destaca como o carro-chefe do setor. No ano passado, ele representou 76% das vendas externas, enquanto os queijos corresponderam a 13% e a manteiga, a 9%, de acordo com dados do Uruguai XXI.
Além disso, as exportações de laticínios cresceram 2% em janeiro, alcançando US$ 77 milhões, com a Argélia ultrapassando o Brasil como principal destino dos produtos.
O gráfico abaixo mostra a trajetória ascendente dos embarques marítimos de leite e creme adoçados do Uruguai para o Brasil entre janeiro de 2021 e dezembro de 2024. Os dados vêm do DataLiner.
Exportações de leite e creme do Uruguai | Jan 2021 – Dez 2024 | TEUs
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
No Brasil, produtores têm questionado o nível das importações e alegam que há “concorrência desleal”.
Fonte: Milk Point
-
Grãos
jun, 15, 2022
0
Anec eleva previsões de exportações de soja, farelo e milho do Brasil em junho
-
Navegação
jun, 05, 2024
0
Lloyd’s Register e GSI desenvolvem conjuntamente o maior transportador de amônia do mundo
-
Petróleo e Gás
nov, 05, 2019
0
Três campos do pré-sal já respondem por mais da metade da produção brasileira de petróleo e gás natural
-
Portos e Terminais
jun, 28, 2024
0
JBS/Seara vai operar primeiro navio de contêineres em Itajaí