Petrobras abastece navios iranianos que estavam no Porto de Paranaguá
jul, 29, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201931
Os dois navios iranianos que estavam parados próximos ao Porto de Paranaguá por cerca de 50 dias por falta de combustível foram abastecidos no último final de semana e puderam retornar ao país do Oriente Médio.
As embarcações estavam desde o início do mês passado parados em Paranaguá depois que a Petrobras se recusou a fornecer combustível por temer violar as sanções dos EUA ao Irã. Os navios trouxeram ureia – usada para a fabricação de fertilizantes – e deveriam voltar carregados de milho.
O navio Termeh saiu do Porto de Paranaguá por volta do meio dia de sábado (27/07), indo para outro porto brasileiro onde seria carregado de milho. O Bavand, que já estava com sua carga, partiu para o Irã na noite de sábado. A viagem leva aproximadamente 30 dias.
Um porta-voz da Eleva Química, empresa brasileira que contratou os navios, afirmou que o Termeh recebeu 600 toneladas de combustível e o Bavand, 1.300 toneladas.
A estimativa é que, juntos, os dois navios levassem cerca de 100 mil toneladas de milho para o Irã. A carga foi avaliada em mais de R$ 100 milhões.
Na quarta-feira passada, 17/09, o Supremo Tribunal Federal havia determinado que a Petrobras abastecesse os navios, afirmando que uma empresa brasileira não pode ser sujeita a sanções por autoridades americanas.
-
Grãos
jul, 19, 2019
0
Crescem exportações brasileiras de milho
-
Portos e Terminais
jul, 16, 2019
0
Portos da Amazônia impulsionam exportações de soja
-
Grãos
set, 04, 2019
0
Exportações brasileiras de milho crescem e de soja caem
-
Portos e Terminais
jun, 06, 2019
0
Porto de Paranaguá terá primeira reforma no píer de inflamáveis