
Câmara de Comércio do Brasil aprova cortes de impostos de importação em mais produtos alimentícios
mar, 14, 2025 Postado porSylvia SchandertSemana202511
A câmara de comércio do Brasil, conhecida como Camex, concordou em eliminar os impostos de importação sobre certos produtos para conter a inflação dos alimentos, segundo comunicado divulgado em 13 de março.
A decisão foi unânime, afirmou o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin, que também atua como ministro do Comércio, Indústria e Desenvolvimento, em entrevista a repórteres em Brasília.
“São medidas emergenciais para reduzir impostos, reduzir o custo dos alimentos e ajudar, neste momento excepcional, a reduzir a inflação, especialmente a inflação dos alimentos”, disse Alckmin, após o governo implementar cortes semelhantes na semana passada.
As medidas entram em vigor em 14 de março e continuarão pelo tempo necessário para reduzir os preços dos alimentos, acrescentou ele.
Alckmin afirmou que o custo estimado das isenções, caso durem um ano, é de 650 milhões de reais (US$ 112,07 milhões), embora ele espere que a duração seja menor.
As isenções de impostos de importação se aplicam a alimentos como carne bovina desossada, café torrado, grãos de café, milho, azeite de oliva, açúcar, biscoitos, massas e sardinhas.
A câmara de comércio está vinculada ao ministério de Alckmin e é responsável pelas políticas e diretrizes comerciais do governo.
Reportagem de Victor Borges e Bernardo Caram em Brasília; Redação de Isabel Teles; Edição de Kylie Madry
Fonte: Reuters
-
Grãos
jan, 28, 2022
0
Exportação de trigo da Argentina é estimada em 15,5 mi de t em 2021/22
-
Portos e Terminais
jan, 02, 2024
0
Antaq determina desconto tarifário em portos públicos
-
Portos e Terminais
jul, 27, 2021
0
Complexo de Suape filia-se ao Iclei, rede global de governos e cidades pelo desenvolvimento sustentável
-
Carnes
jul, 18, 2022
0
Exportações de carne bovina halal para o Egito aumentam 268% em receita no 1º semestre de 2022