Café

Café de alta qualidade brasileiro sofre com clima

jul, 30, 2019 Postado porSylvia Schandert

Semana201932

O Brasil está produzindo menos café de alta qualidade este ano, por causa do clima incomum, apesar de uma boa safra geral.

De acordo com traders do mercado, as bebidas finas do Brasil para embarque em agosto estão sendo negociadas 4 centavos acima dos futuros de Nova York. Em geral, elas têm um desconto de 5 a 9 centavos frente ao contrato de referência.

Segundo a Reuters, as várias floradas nas lavouras do Brasil levantaram preocupações sobre a qualidade da safra atual. O tempo estava ruim perto da época da colheita e chuvas fora de época causaram a queda das cerejas, reduzindo a qualidade geral do café.

Um dos efeitos colaterais do problema será uma produção maior de cafés de qualidade inferior, bebidas mais fracas e tipos Rio ou Riado, que muitos torradores usam para misturar. Para os agricultores que já estão enfrentando preços historicamente baixos, o impacto adicional de vender café de menor qualidade só aumentará o problema.

Exportações de café solúvel sobem 9,6%

Se por um lado, o café brasileiro de alta qualidade vem enfrentando desafios, por outro, as exportações de café solúvel cresceram 9,6% no primeiro semestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018. A informação é da Associação Brasileira de Café Solúvel (Abics).

De acordo com a entidade, foram exportadas 1.861.793 sacas de 60 kg de café nos seis primeiros meses de 2019, ante 1.699.347 nos seis primeiros meses de 2018.

Em receita cambial, porém, o desempenho ficou 3,8% abaixo do primeiro semestre de 2018, rendendo US$ 274,7 milhões no primeiro semestre de 2019.

Os principais destinos do café solúvel brasileiro foram Ásia, América do Norte e União Europeia, nesta ordem.

Fonte: Reuters e Abics

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.