Brasil aumentará cota de importação de etanol
set, 02, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201936
O Brasil aumentará a cota livre de tarifas para as importações de etanol para 750 milhões de litros (198 milhões de galões) por ano, após uma reunião entre o chanceler Ernesto Araújo e o presidente dos EUA, Donald Trump.
A cota livre de tarifas anterior era de 600 milhões de litros e expirou no fim de semana. As importações além da cota estão sujeitas a uma tarifa de importação de 20%. O aumento da cota beneficia principalmente os Estados Unidos, o maior produtor mundial de etanol, e que forneceu 93% das importações brasileiras nos primeiros sete meses de 2019.
A mudança resultaria em uma redução de 270 milhões de reais (US $ 65,54 milhões) na cobrança de tarifas, informou o jornal Valor Econômico no sábado (31/08).
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, e o filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, se encontraram com Trump na Casa Branca na sexta-feira (30/08), dizendo a repórteres depois que a conversa abordou desde comércio a incêndios na floresta amazônica, mas que não havia nada a anunciar imediatamente.
O grupo da indústria açucareira do Brasil Unica elogiou a decisão como um passo em direção à abertura do mercado e uma eventual abertura dos Estados Unidos para mais açúcar brasileiro.
“Era importante para o Brasil fazer um gesto em favor da abertura comercial com os EUA, pois em casa estamos vendo um amplo acordo de livre comércio”, afirmou a Unica em comunicado.
Fonte: Reuters
-
Açúcar e Ethanol
ago, 12, 2019
0
Usinas privilegiam produção de etanol
-
Açúcar e Ethanol
jun, 28, 2019
0
Bunge Brasil atinge recorde de moagem de cana
-
Açúcar e Ethanol
jul, 24, 2019
0
Exportação de açúcar brasileiro diminui