beef exports
Carnes

Argentina bate recorde de exportação de carne bovina dos últimos 14 anos

jan, 03, 2020 Postado porSylvia Schandert

Semana202002

Em 2019, as exportações argentinas de carne bovina atingiram o maior patamar dos últimos 14 anos, totalizando 850 mil toneladas, motivadas pela demanda chinesa por proteína, já que a gripe suína africana dizimou grande parte da população de porcos do país asiático e foi necessário buscar um produto substituto.

De acordo com o último relatório econômico da Câmara de Indústria e Comércio de Carne e Derivados da República Argentina (CICCRA), que usou como referência o INDEC, em outubro, as exportações de carne bovina argentina foram as mais altas de todos os tempos, atingindo 65,2 mil toneladas de produto.

Entre janeiro e outubro deste ano, os embarques para o exterior atingiram um recorde de 670 mil toneladas, valor 50% superior ao registrado nos primeiros dez meses de 2018.

O gráfico a seguir, feito com base nos dados do DataLiner, da Datamar, mostram as exportações argentinas de carne bovina para a China e para o restante do mundo no período de janeiro de 2015 a novembro de 2019:

Fonte: Dataliner/Datamar

Receita cambial

Quando analisadas em milhões de dólares, e não em toneladas, observa-se que em outubro as exportações argentinas de carne bovina atingiram o número de US $ 362,7 milhões, a preço FOB. Esse valor é mais que o dobro do registrado em outubro de 2018 (US $ 160,2 milhões) e mais do que o triplo da média dos últimos 5 anos para o mesmo mês (US $ 110,7 milhões).

De janeiro a outubro de 2019, as vendas de carne bovina no exterior permitiram uma receita cambial de quase US $ 2,4 bilhões, superando em apenas 10 meses o total faturado ao longo de 2018 (US $ 1,875 milhão). Vale ressaltar que as exportações para a China correspondem à 64% do total faturado pela Argentina.

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.