
Receita moderniza Trânsito Aduaneiro, reduzindo tempo e custos no comércio exterior
jan, 24, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202005
A Receita Federal promoveu a modernização do regime aduaneiro especial de Trânsito Aduaneiro, que permite o transporte de mercadoria, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos.
A modernização tem o objetivo de facilitar e conferir maior automação ao trâmite das mercadorias no comércio exterior, reduzindo custos e o tempo de todo o processo de importação. As principais medidas adotadas foram:
– Criação da funcionalidade de Anexação de Documentos que instruem a Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) via sistema, eliminando a necessidade de apresentação de papéis para análise da Receita Federal. O beneficiário do regime especial (transportador, depositário ou importador) já está anexando os documentos digitalizados diretamente no Portal Siscomex.
– Nova funcionalidade de Recepção dos Documentos diretamente via sistema pela autoridade aduaneira da Receita Federal ou de forma automática, conforme o caso.
– Integração dos sistemas Portal Siscomex e Siscomex Trânsito, que permite a instrução da DTA com os documentos digitalizados (vinculação da DTA com o dossiê contendo a documentação).
– Orientação dada aos intervenientes pelo Manual de Trânsito Aduaneiro no site da Receita na Internet, especialmente nos tópicos Anexação de Documentos e Recepção de DT, detalhando os novos procedimentos a todos.
– Publicação da Instrução Normativa RFB nº 1.918, que traz adequações ao texto da IN SRF nº 248/2002 que regulamenta o regime de trânsito aduaneiro, compatibilizando-a aos novos procedimentos.
-
Portos e Terminais
nov, 16, 2022
0
Governo do RN quer ampliar exportação de frutas via Porto de Natal em 2023
-
Navegação
jan, 31, 2023
0
CMA CGM lança chamada de projetos para intensificar a descarbonização da indústria
-
Portos e Terminais
out, 10, 2022
0
Porto do Itaqui já movimentou 25,9 milhões de toneladas no ano
-
Minérios
jul, 22, 2019
0
Produção de minério de ferro da Vale cai 33,8%