Região Norte domina o crescimento dos portos privados
jan, 27, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202005
De acordo com a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), em 2019, a região Norte foi a que mais apresentou maior expansão no número de terminais privados. Isso porque, dos 20 empreendimentos autorizados, com investimento total previsto de R$ 1,5 bilhão, 11 são da região, dedicados sobretudo para a movimentação de granéis líquidos.
Segundo o presidente da ATP, o almirante Murillo Barbosa, na região Norte o movimento deverá ser puxado pelo aumento da produção de bauxita e pela conclusão do asfaltamento da BR-163 até Miritituba (PA), que fortalece o eixo logístico exportador na região, com crescimento nas exportações de soja e milho. A tendência deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos, com a construção da Ferrogrão e novos investimentos de tradings.
A ATP também investe em uma medida para reduzir os custos do frete para exportação de carga pelos portos do Rio Amazonas. Atualmente os navios que trafegam na área não podem ser totalmente carregados por causa da profundidade na saída do rio para o mar. O calado (medida da parte do casco que fica submersa) permitido atualmente é de 11,7 metros, quando o ideal seriam 12,5 metros.
“O navio entra no Amazonas com 80% da carga, mas se paga o frete cheio”, explicou o almirante. O aumento do calado em um metro proporcionaria economia de US$ 57 milhões ao ano em frete, estima a ATP.
Fonte: Valor Econômico
-
Açúcar e Ethanol
dez, 30, 2021
0
Índia resiste à decisão da OMC na disputa do açúcar
-
Portos e Terminais
jun, 21, 2022
0
Terminais portuários combatem empresas de navegação em leilão
-
Portos e Terminais
jun, 07, 2023
0
DP World convida você para a TOC Europe
-
Grãos
ago, 10, 2020
0
Exportação de milho supera a de soja na 1ª semana de agosto