Santos espera receber a maior carga de fertilizantes de sua história
dez, 05, 2018 Postado pordatamarnewsSemana201848
Espera-se que Santos receba a maior carga de fertilizantes de sua história no final deste mês, quando receber o Panamax Ostria, transportando 71.000 toneladas de sulfato de amônio a granel, a caminho de um terminal em Rondonópolis, propriedade da Rumo Logística. A embarcação partiu do porto de Yantai na China em 13 de outubro. A chegada a Santos está programada para 27 de novembro e a atracação na Termag acontecerá no dia 13 de dezembro. O gerente comercial da Rumo explicou que as embarcações maiores acopladas ao carregamento ferroviário são mais produtivas, com ganho de escala, aumentando assim a capacidade efetiva de todo o sistema logístico.
Fontes usadas:
Porto de Santos recebe maior navio de fertilizantes de sua história
O Porto de Santos deve receber o maior navio de fertilizantes de sua história no fim deste mês. O Panamax Ostria está carregado com 71 mil toneladas de sulfato de amônio a granel, destinados à empresa Rumo Logística.
A operação tem como destino final o terminal da companhia em Rondonópolis (MT). A embarcação partiu do Porto de Yantai, na China, no dia 13 de outubro. A chegada em Santos está prevista para o dia 27 de novembro e a atracação no Termag deve acontecer no dia 13 de dezembro.
“Isso é fruto de nossa estratégia comercial e parceria com o Termag para aumentar o tamanho dos navios carregados com fertilizantes e priorizar o uso do modal ferroviário. Já havíamos batido o recorde com o navio Ultra Lynx, de 61 mil toneladas, e agora estamos indo ainda mais longe”, disse o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio. “Navios maiores, aliados ao carregamento ferroviário, são mais produtivos, trazem ganho de escala com redução de custos e aumentam a capacidade efetiva de todo o sistema logístico.”
Em oito meses de operação do terminal de Rondonópolis, a Rumo deve movimentar mais de 750 mil toneladas de fertilizantes destinadas a Mato Grosso. Segundo a empresa, o volume é cerca de 20% do que foi importado no ano inteiro para o estado.
“Temos como estimativa ultrapassar 2 milhões de toneladas em 2019, atingindo aproximadamente 50% do que é importado pelo Estado em menos de dois anos de projeto”, disse Tulio. Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que Mato Grosso é o principal consumidor de fertilizantes do Brasil.
Post Relacionado
-
Economia
mar, 14, 2024
0
Lei antidesmatamento da UE acende luz amarela no Brasil
-
Em destaque
jan, 04, 2022
0
SM Line compra parte da HMM
-
Grãos
jul, 20, 2020
0
Exportação de algodão brasileiro sofre ao fim da safra 19/20
-
Navegação
ago, 17, 2021
0
Congestionamento de navios nos EUA perto do recorde de fevereiro