Autoridade norte americana diz que coronavírus não mudará compromissos da China de comprar produtos dos EUA
fev, 21, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202009
De acordo com a Reuters, uma autoridade sênior dos EUA afirmou que o governo do país espera que a China honre seus compromissos de comprar mais produtos norte-americanos de acordo com um acordo comercial assinado pelas duas maiores economias do mundo em janeiro, apesar do surto de coronavírus em rápida expansão.
O funcionário do Tesouro dos EUA disse que é muito cedo para fazer previsões precisas do impacto do vírus sobre a economia global, mas o cenário básico prevê queda do crescimento da China no primeiro trimestre e depois recuperação forte.
O Fundo Monetário Internacional disse nesta semana que a epidemia já interrompeu o crescimento econômico na China e pode atrapalhar uma recuperação projetada altamente frágil na economia global em 2020 caso se espalhe para outros países.
Já nesta sexta-feira, dia 21, o Ministério do Comércio da China afirmou que as exportações e importações de janeiro e fevereiro serão afetadas pelo surto de coronavírus, mas que empresas estrangeiras na maioria das regiões retomarão a produção até o final de fevereiro.
Questionado se o surto exigirá mudanças na Fase 1 do acordo comercial com a China, o funcionário disse: “Nesta fase, não esperamos mudanças na implementação da Fase 1. … Ainda esperamos que eles cumpram seu compromisso, mas é depois de um período de tempo.”
Sob o acordo, que entrou em vigor este mês, a China prometeu aumentar as compras de mercadorias dos EUA em 77 bilhões de dólares em 2020 e em 123 bilhões até 2021, em comparação com as importações dos EUA de 2017, um ano antes do início da guerra tarifária EUA-China.
Fonte: Reuters
-
Navegação
jul, 06, 2021
0
ZIM anuncia acordo para fretar dez navios movidos a GNL de 7.000 TEU
-
Grãos
jul, 20, 2021
0
Com sobra, arroz não repete demanda de 2020 e produtores já pensam em escoar para ração
-
Automotivo
fev, 17, 2022
0
Fábrica da Toyota começará exportação de motores para América do do Norte
-
Outras Cargas
ago, 21, 2024
0
Exportações brasileiras de celulose avançam 19% no 1º semestre, diz Ibá