Portos e Terminais

Congestionamento em portos na China diminui, mas taxa de contêiner refrigerado dispara

mar, 13, 2020 Postado porSylvia Schandert

Semana202012

De acordo com uma reportagem publicada pela Reuters, autoridades e participantes do setor afirmaram que o congestionamento nos portos chineses está diminuindo, embora um grande represamento de contêineres refrigerados tenha interrompido o fluxo de alimentos frescos e congelados e aumentado o frete fora da China.

Milhares de contêineres refrigerados que transportam carne, frutos do mar e frutas de todo o mundo para a China estão presos há semanas nos portos do país, depois que Pequim estendeu o feriado do Ano Novo Lunar e cidades de todo o país restringiram a livre circulação para conter a propagação do coronavírus.

Com poucos caminhoneiros e equipes nos portos para o transporte de cargas, contêineres refrigerados ficaram presos em portos já congestionados ou redirecionados pela Ásia para encontrar lugares onde pudessem ser conectados à energia elétrica.

Nas últimas semanas, Pequim permitiu mais viagens e ofereceu apoio financeiro às empresas para reiniciar as operações. Alguns portos fretaram trens para trazer os motoristas de caminhão, com o objetivo de agilizar a movimentação de contêineres.

De acordo com um documento divulgado pelo país, Xangai, o maior porto de contêineres em volume do mundo, e Tianjin adicionaram 7.000 novos pontos para conectar contêineres, expandindo a capacidade de armazenamento de cargas refrigeradas em 40%. Cerca de um terço das cargas redirecionadas foram trazidas de volta para a China, acrescentou.

Apesar disso, o diretor global de contêineres e logística marítima da transportadora dinamarquesa Blue Water Shipping afirmou que com muitos contêineres ainda presos na Ásia e as linhas de transporte cancelando as viagens, um grande desequilíbrio no mercado também está aumentando as taxas de frete. Segundo ele, as taxas de frete no “spot” ou de curto prazo aumentaram até 200% e devem aumentar ainda mais.

Fonte: Reuters

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.