Coronavírus: países da OMC se comprometem a manter cadeias de alimentos abertas
abr, 24, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202018
Os Estados Unidos, a União Europeia e 20 outros países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), entre eles Brasil, Austrália, Canadá e Japão, concordaram em manter aberto o comércio de alimentos e produtos agrícolas em meio às restrições que visam conter a propagação do coronavírus.
Em comunicado conjunto, os países da OMC afirmaram que alguns países estão impondo restrições às exportações apesar de lições do passado mostrarem que isso eleva a insegurança alimentar das populações vulneráveis.
“Os pobres do mundo, entre eles trabalhadores agrícolas, sofreriam com o impacto do aumento das restrições às exportações”, afirmou o comunicado.
O grupo da OMC representa 63% das exportações e 55% das importações agrícolas e de alimentos do mundo e se comprometeu também a garantir que as cadeias de oferta continuem abertas e que as medidas de emergência sejam direcionadas, proporcionais, transparentes e temporárias.
Os outros signatários são Chile, Colômbia, Costa Rica, Hong Kong, Coreia do Sul, Malauí, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Catar, Cingapura, Suíça, Taiwan, Ucrânia e Uruguai.
Fonte: Reuters
-
Logística Outros
ago, 17, 2023
0
SENASA trabalha para flexibilizar entrada de merluza no mercado brasileiro
-
Portos e Terminais
out, 14, 2024
0
Porto do Rio Grande capacita comunidade portuária para operação de novo sistema de acesso ao cais
-
Aço e Alumínio
dez, 05, 2019
0
Aço: exportações devem ficar 6,7% abaixo do registrado em 2018
-
Portos e Terminais
out, 08, 2020
0
Programa de desestatização deve impulsionar o setor portuário brasileiro, avalia mercado internacional