
Coronavírus: países da OMC se comprometem a manter cadeias de alimentos abertas
abr, 24, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202018
Os Estados Unidos, a União Europeia e 20 outros países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), entre eles Brasil, Austrália, Canadá e Japão, concordaram em manter aberto o comércio de alimentos e produtos agrícolas em meio às restrições que visam conter a propagação do coronavírus.
Em comunicado conjunto, os países da OMC afirmaram que alguns países estão impondo restrições às exportações apesar de lições do passado mostrarem que isso eleva a insegurança alimentar das populações vulneráveis.
“Os pobres do mundo, entre eles trabalhadores agrícolas, sofreriam com o impacto do aumento das restrições às exportações”, afirmou o comunicado.
O grupo da OMC representa 63% das exportações e 55% das importações agrícolas e de alimentos do mundo e se comprometeu também a garantir que as cadeias de oferta continuem abertas e que as medidas de emergência sejam direcionadas, proporcionais, transparentes e temporárias.
Os outros signatários são Chile, Colômbia, Costa Rica, Hong Kong, Coreia do Sul, Malauí, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Catar, Cingapura, Suíça, Taiwan, Ucrânia e Uruguai.
Fonte: Reuters
-
Portos e Terminais
set, 05, 2022
0
Terminal de líquidos passa a contar com produção própria de nitrogênio no Porto de Santos
-
Grãos
jun, 08, 2022
0
Índia e África serão os próximos grandes destinos da soja brasileira, diz coordenador do Insper
-
Carnes
out, 07, 2024
0
Carne de frango: nas exportações, Brasil pode perder mercado canadense para o Chile
-
Regras de Comércio
dez, 13, 2022
0
UE fecha acordo para impor taxa de emissão de carbono para produtos importados