VLI entra no mercado de DDGS com embarque de 45 mil toneladas no Complexo do Tubarão, em Vitória (ES)
Dec, 12, 2024 Posted by Sylvia SchandertWeek
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, realizou o seu primeiro embarque de DDGS (em inglês, grãos secos de destilaria com solúveis), produto derivado do etanol de milho utilizado na suplementação nutricional pecuária e que vem obtendo proeminência econômica nas usinas brasileiras. Entre os dias 02 e 07 de novembro, a companhia marcou sua entrada neste mercado com o carregamento de cerca de 45 mil toneladas da commodity produzidas pela Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina. A expectativa é de realizar o embarque de cinco navios no Terminal de Produtos Diversos 3 do Complexo de Tubarão, em Vitória (ES), com destino ao mercado asiático, somando cerca de 200 mil toneladas este ano.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de DDGS. Segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), a expectativa é que o país produza 4 milhões de toneladas do produto na safra 2024/25, volume 31,6% maior do que no período anterior. Deste montante, entre 800 mil e 1 milhão de toneladas deverão ser destinadas à exportação.
Oriundos de Sinop (MT), os volumes foram movimentados por meio das soluções multimodais VLI que incluíram o transporte ferroviário desde o Terminal Integrador de Araguari, via Corredor Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), até o Terminal de Produtos Diversos 3, em Vitória (ES). Lá, a carga é elevada nos navios por meio de um sistema integrado de recepção, manuseio e armazenagem de cargas e um píer para grãos com 300 metros de comprimento.
“Apesar de recente, o processamento de DDGS no Brasil avançou de forma importante nos últimos anos. As indústrias deste segmento devem produzir até 10 milhões de toneladas desta commodity até a safra 2031/32, com 25% a 30% deste volume sendo destino à exportação”, afirma Daniel Schaffazick, diretor de Operações do Corredor Leste da VLI. “A entrada da VLI neste segmento já faz parte de um movimento para nos capacitarmos a absorver o crescimento substancial do volume de cargas transportadas previsto para o Corredor Leste em uma eventual renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, cujo processo para sua efetivação encontra-se em andamento. Somente no Espírito Santo, segundo os estudos de demanda, espera-se um aumento de 63% destas movimentações nas próximas décadas”, completa.
-
Shipping
Oct, 25, 2021
0
HMM to launch new service between Asia and the coasts of Brazil, Uruguay, and Argentina
-
Ports and Terminals
May, 25, 2023
0
Argentina Secures USD 2.5 Million for Port of Ushuaia Development
-
Grains
Dec, 23, 2019
0
Grain sales triple in Argentina
-
Economy
Dec, 16, 2021
0
Aliança will invest US$ 60 million in Brazilian cabotage