Decisão do TCU sobre porto de Santos prejudica plano de concessão federal
maio, 31, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202124
Concessões de terminais e privatizações de portos idealizadas pelo ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) correm o risco de perder força caso ele não consiga comprovar ao TCU (Tribunal de Contas da União) a vantagem de pôr fim a contratos antigos do setor que começaram a vencer e não serão renovados pela pasta.
O impasse já cria dúvidas no plano de privatização do porto de Santos, onde está instalada a Marimex, empresa que armazena contêineres
No centro da disputa está uma decisão dada pelo plenário do TCU que obrigou o ministério a prorrogar o contrato da Marimex até que a pasta apresente o detalhamento do novo plano de ocupação da zona portuária.
Isso abre precedente para que qualquer outra decisão similar do ministério seja derrubada pelo TCU. Por isso, o governo vai apresentar um recurso antes de recorrer à Justiça.
No caso da Marimex, o contrato expirou no início de maio de 2020 e não foi renovado porque o governo e a SPA (Santos Port Authority, responsável pela gestão do porto) decidiram construir um complexo de linhas ferroviárias em parte da área onde hoje ficam os armazéns da empresa.
O ministério defende que não existe outra alternativa a não ser tirar a companhia do porto para abrigar o empreendimento. O porto também planeja construir na área um novo terminal.
Segundo o governo, o complexo ferroviário será fundamental para o escoamento de cargas, que hoje está no limite. As projeções da pasta indicam que, com a obra, o tráfego deve dobrar até 2040 —e só não cresce mais por causa do gargalo logístico.
O governo propôs um contrato de transição para a Marimex. Porém, a empresa recusou e foi à Justiça para conseguir prorrogação do antigo contrato.
Fonte: Folha de São Paulo
Para ler a matéria original completa acesse o link abaixo:
-
Navegação
nov, 07, 2021
0
Transporte marítimo depende de novas tecnologias para reduzir emissões, diz setor
-
Outras Cargas
maio, 12, 2022
0
Egito fornece 3% dos fertilizantes importados pelo Brasil
-
Portos e Terminais
jul, 18, 2021
0
Tecon Salvador bate recorde de movimentação pelo terceiro semestre consecutivo
-
Portos e Terminais
fev, 11, 2019
0
Paraná pede descentralização das atividades de concessão