Benefício para portos coloca em lados opostos Guedes e Tarcísio
dez, 15, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202148
O governo federal deve bater o martelo nesta semana sobre a posição final em torno da retomada do regime tributário especial para o setor portuário, conhecido como Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária). O assunto divide os ministérios da Economia e da Infraestrutura, mas precisa ser decidido nesta semana, já que a Câmara deve votar está votando o projeto de incentivo à navegação de cabotagem, conhecido como BR do Mar, por onde a reativação do Reporto é discutida.
Até o momento, a posição do governo é contrária ao incentivo fiscal, em razão da oposição do Ministério da Economia em renovar o regime. O Ministério da Infraestrutura, por sua vez, continua no trabalho de convencimento pela aprovação da medida no projeto. Em última instância, a decisão poderá envolver até o presidente Jair Bolsonaro. Instituído em 2004, o Reporto suspende a cobrança do IPI, do PIS/Cofins e do Imposto de Importação na compra de máquinas, equipamentos e outros bens para os terminais portuários.
Procurado, o Ministério da Economia informou que não vai comentar. Já o Ministério da Infraestrutura disse que “se mantém favorável à retomada do Reporto, por entender que trata-se de política importante para atração de investimentos no setor portuário e ferroviário. No momento, há discussões em curso sobre o tema”, disse, em nota.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Grãos
maio, 17, 2022
0
Exportações de óleo de soja já atingiram mais da metade de todo o volume de 2021
-
Regras de Comércio
nov, 29, 2019
0
Situação da Argentina agrava panorama para balança comercial brasileira
-
Navegação
ago, 23, 2019
0
Maersk Chile promove a exportação de carga seca para o norte da Europa
-
Uncategorized
jan, 28, 2020
0
Quais os riscos do coronavírus chegarem ao país pelos portos brasileiros?