Minérios

Foco de Covid-19, município que abriga parte da maior mina de ferro do mundo terá testagem em massa

maio, 29, 2020 Postado porSylvia Schandert

Semana202023

O município de Parauapebas, no Pará, que abriga parte da Serra dos Carajásonde está a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, fará testagem em massa para Covid-19, podendo alcançar cerca de metade da população. 

Os casos dispararam na cidade nas últimas semanas. Até o dia 28 de maio, 1.900 casos de Covid-19 foram confirmados na cidade, alarmando os mercados globais de mineração e a população local. 

O município, com cerca de 200 mil habitantes, é o terceiro maior exportador do Brasiltendo embarcado o equivalente a 7 bilhões de dólares de minério de ferro em 2019. Juntamente com a Serra Leste —que fica no município vizinho de Curionópolis—, a área produziu 115 milhões de toneladas de minério de ferro em 2019, ou cerca de 38% da produção da Vale. 

Parauapebas é o lar de milhares de funcionários da operação da Serra Norte de Carajás, da Vale. O município programou, em parceria com a Vale, uma testagem que poderá atingir cerca de 100 mil pessoas, segundo expectativa preliminar. A operação será viabilizada em esquema de “drive-thru”, a partir do dia 30 de maio, com agendamentos diários. A expectativa é realizar cerca de mil testes por dia.  

Parauapebas abriga ainda, em menor número, funcionários das atividades da Vale de Serra Leste e da mina S11D (que produziu sozinha 24% do minério de ferro da Vale em 2019), em Canaã dos Carajás. 

A Vale confirmou que participa da parceria para a testagem em massa da população do município. Em nota, a mineradora informou que está realizando a testagem de todos os seus empregados e terceiros, e retirando do ambiente de trabalho aqueles que testaram positivo, ainda que assintomáticos, bem como todos os que eventualmente possam ter tido contato com o empregado que testou positivo. 

Por respeito à privacidade de seus colaboradores, a Vale diz que não divulga resultados de exames, tampouco o número de funcionários com Covid-19. Contudo, a mineradora destacou que a “produção não teve impacto material”. 

Fonte: Reuters 

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.