Governo zera imposto de importação para o arroz até o fim do ano
set, 10, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202037
Nesta quarta-feira, 09 de setembro, o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano.
A redução temporária do imposto de importação do arroz está restrita à quota de 400 mil toneladas, incidente no produtos abarcados pelos códigos 1006.10.92 (arroz com casca não parboilizado) e 1006.30.21 (arroz semibranqueado ou branqueado, não parboibilizado) da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
A decisão foi tomada durante a 8ª Reunião Extraordinária do Gecex, por proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Na última terça-feira, dia 08, a ministra Tereza Cristina havia anunciado o pedido ao Gecex e disse que não irá faltar arroz no país. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa, a produção de arroz estimada para a próxima safra (2020/21) é de 12 milhões toneladas, um incremento de 7,2% em relação à safra anterior.
O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) é o núcleo executivo colegiado da Camex, responsável por definir alíquotas de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, internalizar regras de origem de acordos comerciais, entre outras atribuições.
O Gecex é integrado pela Presidência da República, pelos Ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Origens do arroz importado pelo Brasil (HS 1006) | Jan a Jul 2020 | WTMT
-
jan, 11, 2024
0
Exportações Ucranianas Superam Período da Iniciativa do Mar Negro
-
Automotivo
mar, 31, 2026
0
Primeiro lote do Geely EX5 EM-i desembarca no Brasil
-
Navegação
fev, 08, 2024
0
A.P. Moller – A Maersk apresenta resultados financeiros sólidos em 2023, mesmo com cenário desafiador
-
Blog Notícias (PT)
jul, 13, 2022
0
Ministro diz que Brasil pode ser maior exportador de lácteos do mundo
