Argentina quer aprovação do Brasil para plantar e exportar trigo transgênico
out, 08, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202041
De acordo com o jornal “La Nacion”, a arovação de uma variedade de trigo transgênico na Argentina dependerá do sinal verde do Brasil. A informação foi divulgada citando uma fonte do governo argentino. “Está aprovado [na Argentina], mas depende de negociação com o Brasil”, disse a fonte. “Foi aprovado condicionalmente”, acrescentou a fonte.
O trigo tolerante à seca, denominado HB4, foi desenvolvido pela empresa Bioceres-Indear, que também já conta com semente de soja resistente à seca. Este último produto foi homologado em 2015 e aguarda aprovação para comercialização na China.
O trigo tolerante à seca, segundo a empresa, proporciona um aumento de produtividade próximo a 20% em condições médias de produção e de 40% ou mais em situações como secas extremas.
A variedade de trigo transgênica já tem licenças do Senasa (órgão de saúde e segurança alimentar da Argentina) e da Comissão Consultiva Nacional de Biotecnologia Agropecuária (Conabia), mas faltava a licença da área de Mercados do Ministério da Agricultura, que saiu no dia 07 de outubro.
A Argentina atende entre 7% a 8% do mercado global de trigo e o Brasil é o maior comprador do produto do país, em algumas safras com até 70% de participação.
Fonte: Valor Econômico
-
Carnes
dez, 06, 2024
0
Exportações de carne de frango crescem 23,2% em novembro
-
Peixe
jul, 02, 2025
0
Brasil conquista novo mercado para exportação de peixes ornamentais
-
Portos e Terminais
set, 05, 2022
0
Terminais do Porto de Itaqui terão incentivos fiscais para obras de infraestrutura
-
Portos e Terminais
maio, 26, 2023
0
Transporte pela hidrovia de MS cresce 80% e Porto Murtinho deve exportar até 1,2 milhão de toneladas