
Governo zera Imposto de Importação de pneus para transporte de cargas
jan, 22, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana2020103
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia zerou, no último dia 20, o Imposto de Importação de pneus para veículos de carga. Em reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) – núcleo colegiado da Camex – foi aprovada a alteração da alíquota com o objetivo de contribuir para a redução dos custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil.
A medida que zera o imposto de importação de pneus atende a uma solicitação do Ministério da Infraestrutura, tendo em vista a participação do Transportador Rodoviário de Cargas (TRC) na matriz de transportes do país e as dificuldades do setor decorrentes da restrição econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19.
O Gecex levou em consideração informações recebidas das empresas do setor indicando que a demanda adicional à oferta, o aumento dos preços das commodities no mercado internacional e a variação cambial no país têm pressionado fortemente os preços dos pneus no mercado nacional.
A alteração abrange itens classificados no código 4011.20.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) – Pneumáticos novos, de borracha, dos tipos utilizados em caminhões – que em 2020 registraram importações no valor de US$ 141,8 milhões, com mais de 1,28 milhão de unidades, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.
A medida entrou em vigor no dia 21 de janeiro, com a publicação da resolução do Gecex no Diário Oficial da União.
-
Economia
ago, 17, 2022
0
Brasil vende menos para a China, mas preço compensa
-
Portos e Terminais
jun, 03, 2020
0
Porto de Buenos Aires estende período de armazenamento gratuito de cargas
-
Portos e Terminais
maio, 19, 2021
0
Sindicatos marítimos anunciam paralisação de 48 horas na Argentina
-
Portos e Terminais
set, 29, 2023
0
CODEBA cresce 0,32% em agosto e mantém sequência de aumento nas movimentações