Exportações de trigo argentino caíram 52%
jan, 27, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202104
Em dezembro de 2020, as exportações argentinas de trigo caíram 52% em relação a igual mês de 2019, marcando a mínima dos últimos cinco anos. A receita com o cereal também foi a mais baixa em cinco anos, segundo informações do portal local Agrofy. Os embarques representam menos da metade da tonelagem embarcada no mesmo período da temporada passada.
A Bolsa de Rosário (BCR), destacou que, além da queda na produção, que terá reflexos no menor saldo exportável da campanha (estima-se 17 milhões de toneladas), o complexo exportador da Grande Rosário foi prejudicado por greves de diferentes setores da cadeia. “Paralisaram em maior ou menor medida a atividade dos terminais portuários e o fluxo de entrada e saída de mercadorias”, indicou.
Já a queda da receita foi afetada pela combinação de queda de produção no centro e norte do país e conflitos sindicais que interromperam o fluxo de desembarque de mercadorias em vários terminais do cinturão portuário de Gran Rosário grande parte do mês.
O relatório da BCR acrescenta que, apesar de ter regularizado parcialmente a entrada de mercadorias na primeira quinzena de janeiro, até o momento nesta safra comercial, cerca de 41,3 mil caminhões entraram nos portos da região transportando cerca de 1,24 milhões de toneladas de trigo, aproximadamente a terço do que foi inscrito no mesmo período da temporada passada.
Fonte: Agrolink
-
Logística Outros
set, 12, 2023
0
ANTAQ aprova audiência pública sobre resolução que trata de sobre-estadia de contêineres
-
Portos e Terminais
fev, 20, 2020
0
ANTAQ realiza audiência presencial sobre arrendamento no Porto de Maceió
-
dez, 29, 2022
0
Justiça nega pedido de empresa para atracar porta-aviões no Porto de Suape. Entenda
-
Grãos
mar, 16, 2022
0
Argentina estuda medidas para coibir exportação de trigo e milho