Grande navio porta-contêineres bloqueia Canal de Suez
mar, 23, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202113
Um gigantesco navio de contêineres encalhou no canal de Suez, causando um congestionamento de navios nas duas extremidades da importante artéria de comércio internacional.
O Ever Given, de 220 mil toneladas e 400 metros de comprimento, ficou preso no canal na terça-feira, 23 de março, e várias tentativas de reflutuá-lo fracassaram.
O Ever Given, que transporta centenas de contêineres da China com destino a Rotterdam, é propriedade da empresa de navegação taiwanesa Evergreen e está registrado no Panamá.
Fotos tiradas de outro navio no canal, o Maersk Denver, mostram o Ever Given posicionado na hidrovia. Rebocadores foram enviados pelas autoridades egípcias para tentar libertá-lo, e também uma escavadeira mecanizada está sendo usada para tentar escavar o solo para liberar a proa.
Julianne Cona, que postou a foto do Maersk no Instagram, assistiu o drama se desenrolar enquanto seu navio esperava ancorado.
“Espero que não demore muito, mas ao que parece esse navio está super preso”, escreveu ela. “Eles tinham um monte de rebocadores tentando puxar e empurrar antes, mas não estava indo a lugar nenhum … há uma pequena escavadeira tentando cavar a proa.”
Ela acrescentou que depois que o Ever Given encalhou, o navio atrás de sua embarcação perdeu força e “quase nos atingiu, então foi um dia divertido”.
O site Vesselfinder mostra o navio atingido e o congestionamento de outras embarcações em cada extremidade do canal. Já o site TankerTrackers.com tuitou que havia “muitos navios-tanque totalmente carregados” presos em cada extremidade do canal transportando petróleo da Arábia Saudita, Rússia, Omã e EUA.
Fonte: Vesselfinder
“O navio era o quinto no comboio em direção ao norte. Nenhum dos navios anteriores foi afetado, mas os 15 atrás dele foram detidos em ancoradouros aguardando a liberação do canal. O comboio para o sul também foi bloqueado ”, relatou o GAC.
O canal de Suez é uma das vias navegáveis mais importantes do mundo e liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e às rotas de navegação para a Ásia. Tem 120 milhas de comprimento (190 km) e 24 metros (79 pés) de profundidade e 205 m (673 pés) de largura.
O canal pode receber dezenas de navios porta-contêineres gigantes por dia, então qualquer espera longa causará sérios atrasos.
Fonte: The Guardian
-
Outras Cargas
jun, 17, 2024
0
EUA elevam importação de sebo bovino do Brasil, diz agência
-
Carnes
fev, 08, 2023
0
Brasil deve exportar 3 milhões/t de carne bovina nos próximos anos
-
Navegação
set, 29, 2021
0
Maersk firma acordo pela descarbonização com China Classification Society
-
Fruta
jun, 03, 2022
0
Oportunidade perdida para o suco brasileiro na Flórida