Navio Ever Given permanece no Egito; questão jurídica segue sem definição
abr, 21, 2021 Postado porandrew_lorimerSemana202117
O Ever Given, um dos maiores Ultra-Large Container Vessels (ULCVs) do mundo, encalhou no Canal de Suez aproximadamente às 7h, horário local, próximo ao quilômetro 151 na terça-feira, 23 de março de 2021. SMIT Salvage, parte do grupo holandês de dragagem e serviços marítimos Boskalis, foi o salvador nomeado.
O navio foi reflutuado com sucesso em 29 de março, após um esforço envolvendo vários rebocadores e dragagens. O navio foi rebocado para o Great Bitter Lake, uma ampla área dentro do próprio Canal de Suez, e lá permaneceu desde então, após ser retido pelas autoridades egípcias.
Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), gestores técnicos do navio, confirmaram que extensas inspeções do American Bureau of Shipping (ABS) foram concluídas, incluindo inspeções subaquáticas.
Com base nessas inspeções minuciosas, o navio foi declarado adequado para passagem para Port Said, onde seria avaliado novamente antes de partir para Rotterdam.
No entanto, a BSM foi informada pelo proprietário da embarcação que a Autoridade do Canal de Suez (SCA) decidiu reter a embarcação e que ela permanecerá ancorada no Great Bitter Lake até que um acordo entre a SCA e o proprietário da embarcação seja alcançado.
A decisão da Autoridade do Canal de Suez de prender o Ever Given, após o fechamento de seis dias da hidrovia, como alavanca para sua reivindicação de seguro de $ 916 milhões contra o proprietário do navio, provavelmente atrasará ainda mais os processos de seguros envolvidos, especificamente o processo de declaração de ‘General Average’.
Ainda há muita incerteza sobre o que acontecerá com os 18.000 contêineres a bordo do navio e as consequências das questões de seguro para consignatários, shippers e outros envolvidos na cadeia de abastecimento.
Jose Guerrero, presidente da consultoria independente de sinistros Virtual Claims, disse que um dos elementos-chave da ‘General Average’ é que “as mercadorias e o navio devem chegar ao destino com sucesso, caso contrário, não existe ‘General Average’”.
No entanto, com o navio preso, a perspectiva de liberação da carga diminuiu, pois há poucas opções práticas de desembarque ou de transbordo dos contêineres para outro navio enquanto ele permanece fundeado na área do Great Bitter Lake. O Ever Given precisará chegar a porto para que qualquer tipo de desembarque comece.
-
Navegação
jun, 15, 2020
0
Maersk implementa novo sistema de cordas para ancoragem de navios
-
Café
out, 20, 2022
0
Mercado de café passa a favorecer qualidade em detrimento da quantidade
-
Logística Outros
set, 24, 2024
0
Porto de Vila Velha: ferrovia deve ampliar volume de cargas em 5 milhões de toneladas
-
Outras Cargas
jan, 18, 2022
0
Porto de Santos recebe maior operação de fertilizantes de sua história