Porto de Vitória poderá ter entrada noturna de navios maiores
jul, 12, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202128
Embarcações com comprimento entre 206 m e 220,99 m, com calado 10,67 m, estão liberadas para entrar à noite no Porto de Vitória. O pedido, feito pela CODESA, foi aprovado pela Capitania dos Portos e representará ganhos operacionais para o Porto.
Segundo o diretor de Infraestrutura e Operações do Porto de Vitória, João Augusto da Cunhalima, as embarcações maiores tinham que aguardar a luz do dia para entrar no local para conferir mais segurança à operação. “Fizemos um trabalho de melhoria da sinalização náutica, com o reposicionamento de faróis de alinhamento, que denominamos Alinhamento Delta. Com esta obra tornou-se possível a entrada noturna desses navios maiores, com segurança. Todos os clientes e parceiros do porto estão habilitados a capturar esse ganho operacional. O Canal de acesso ao Porto de Vitória é todo sinalizado com boias e faroletes. Ao todo, são 33 sinalizadores. São esses sinais luminosos que garantem a segurança das manobras”, explica.
Para o executivo, com a autorização haverá incremento de operações no Porto. “Sabemos que os navios da frota mundial têm aumentado de tamanho. Anteriormente, se chegassem à noite, esses navios tinham que aguardar na barra para só entrar no dia seguinte. Agora, não há mais necessidade deste aguardo, já podem chegar e entrar direto, conforme a programação feita. Isso implica em mais flexibilidade para o Porto. Para nós, é menos tempo de berço ocioso, porque ficava vazio aguardando que o navio pudesse entrar. Mas toda cadeia operacional será beneficiada”.
Outro exemplo: há linhas de cabotagem na costa brasileira, que passavam pelo litoral capixaba no período noturno, e não paravam, justamente porque teriam que esperar. Agora, com essa restrição removida, já podem escalar o Porto de Vitória para atracação.
-
Meio ambiente
ago, 24, 2022
0
Maersk fecha sete parcerias para biometanol verde no transporte marítimo
-
Outras Cargas
out, 16, 2024
0
Preço dos ovos reage no início de outubro, já as exportações avançam 20% em setembro
-
Grãos
maio, 17, 2022
0
Índia permitirá embarques de trigo aguardando liberação alfandegária
-
Café
out, 21, 2024
0
Porto do Açu realiza sua primeira operação de exportação de café