
Combo da eterna crise argentina faz país perder 10 milhões/t de soja em seis anos
jul, 14, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202128
O combo argentino de “retenciones” e mercado cambiário desnorteado entre oficial e paralelo está travando o desenvolvimento da produção de grãos. A soja foi a que mais tem pago a conta.
Há seis anos, os produtores da Argentina, os terceiros do mundo, colheram 56 milhões de toneladas. Na última safra, 46,5 milhões/t. Para a próxima, se o clima a ajudar, serão 52 milhões/t, se o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estiver certo.
Enquanto o Brasil praticamente dobrou a produção nesse período, para 144 milhões/t, a mesma coisa com as exportações, a instabilidade econômica sem fim dos vizinhos dilapidou 10 milhões/t.
Dados de analistas de Buenos Aires apontam que o imposto de retenção sobre as exportações que o governo Fernandez impõe, de 33%, sob tentativa de evitar a pressão inflacionária vindo dos preços internacionais, quebra a rentabilidade do produtor.
E este tem deixado de produzir. No mesmo período, a Argentina perdeu 3 milhões de hectares com a oleaginosa, chegando a 17 milhões na última temporada.
Fonte: Money Times
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Logística Outros
fev, 27, 2025
0
Cargill e Hafnia anunciam joint venture com foco em combustível marítimo
-
Grãos
mar, 20, 2024
0
Exportações de trigo argentino em 2023/24 até 14 de março ficam 35% abaixo da média de 5 anos, diz Bolsa
-
Portos e Terminais
jul, 01, 2024
0
Suape desobstrui Rio Tatuoca com remoção de acesso provisório
-
Regras de Comércio
jul, 05, 2021
0
Para FAO e OCDE, Brasil elevará seu peso como produtor de alimentos