Agro sofre com custo do frete e baixa oferta de contêineres para exportação
set, 06, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202135
O Brasil está com dificuldade para exportar vários produtos do agronegócios pela falta de contêineres e o alto custo do frete.
Por causa da pandemia, as empresas de transporte marítimo mudaram rotas e cancelaram escalas de navios. A recuperação econômica de forma desigual no mundo também está interferindo na movimentação de contêineres e no preço do frete marítimo.
Um levantamento recente feito com 128 empresas mostra que, dependendo da rota, o preço do transporte nos portos subiu 5 vezes, de US$ 2 mil para US$ 10 mil por contêiner.
É um problema global. Navios estão ficando parados em quarentena para evitar a transmissão da Covid-19. Outros aguardam a vez para atracar em portos, principalmente da Ásia.
O diretor executivo das Agências de Navegação do Estado de São Paulo explicou que a movimentação de cargas aumentou muito nas rotas entre a Ásia, Estados Unidos e a Europa, e isso ajuda a explicar o desequilíbrio da oferta de contêineres no Brasil.
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Petróleo e Gás
maio, 31, 2022
0
UE anuncia acordo para embargo parcial às importações de petróleo russo
-
Portos e Terminais
fev, 10, 2026
0
Agronegócio apoia Leilão do STS10 aberto e irrestrito
-
Automotivo
ago, 07, 2019
0
Produção de veículos cresce 14,2% em julho em 2019
-
Outras Cargas
abr, 25, 2022
0
Produtores de celulose anunciam novo reajuste na China para maio