Portos e Terminais

Planos de Privatização do Porto de Santos causam preocupação

fev, 11, 2019 Postado pordatamarnews

Semana201907

As iniciativas para privatizar o Porto de Santos pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, e pelo governo de Bolsonaro, causaram preocupações para entidades do setor portuário de acordo com A tribuna. O presidente da Fenop (Federação Nacional dos Operadores Portuários), Sérgio Aquino, acredita que a privatização de Santos não é necessariamente o melhor modelo a ser adotado, exigindo um amplo debate nacional sobre o assunto. Santos é atualmente administrado pela Codesp, seguindo o modelo do Landlord Port.

Segundo o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários de São Paulo), alguns serviços devem ser privatizados, como aqueles que não atendem às expectativas dos usuários. Outros aspectos atualmente administrados pela Codesp, como a administração da Autoridade Portuária, não devem ser devidos a sua ligação intrínseca ao Governo Federal, como a inspeção de arrendamentos, planejamento estratégico e obras de construção. Muitos comentaristas locais ressaltam que o alto custo e a ineficiência de Santos se devem principalmente ao acesso a problemas de infraestrutura, que incluem o transporte marítimo, rodoviário e ferroviário, e que a privatização não resolveria esses problemas.

https://www.atribuna.com.br/noticias/portoemar/proposta-de-privatiza%C3%A7%C3%A3o-do-porto-de-santos-preocupa-setor-1.12800

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.