Brasil faz 1º embarque de café carbono neutro, produtor recebe prêmio em dobro
nov, 23, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202145
O Brasil realizou seu primeiro embarque de café carbono neutro, cujo processo de produção permite maior sequestro do que emissões de gases de efeito estufa, e novas exportações do produto mais sustentável e valorizado estão a caminho, afirmam à Reuters representantes da cooperativa monteCCer, que liderou a iniciativa.
O embarque de 600 sacas de 30 quilos do produto uma medida diferente da tradicional saca de 60 kg do grão “commoditizado” foi feito em outubro junto à Volcafe, braço comercial de café da ED&F Man, uma das maiores tradings mundiais de commodities, para atender clientes no Japão.
A trading pagou um prêmio equivalente a 100 reais por saca de 60 kg do café neutro em carbono, valor que é o dobro do diferencial pago por produtos de qualidade e que tem certificados ambientais e sociais, disseram líderes da monteCCer, com sede em Monte Carmelo, no Cerrado Mineiro.
“Trabalhamos para a descomoditização do café”, disse o diretor superintendente da monteCCer, Regis Damasio Salles, explicando que essa não é uma jornada fácil, mas compensa pelo valor adicional recebido e também por preparar o negócio para as gerações futuras de cafeicultores.
“Temos (outros) cinco negócios engatilhados”, acrescentou Salles, ressaltando que a cooperativa negocia com uma grande rede de cafeteria dos EUA, além de compradores europeus. Ele não revelou nomes.
Fonte: Money Times
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Carnes
mar, 19, 2020
0
Exportação de carne suína cresce apesar dos problemas logísticos causados pelo coronavírus
-
Portos e Terminais
set, 12, 2021
0
Explosão em navio no Porto de Aratu de Candeias assusta moradores: ‘Vi subindo uma bola de fogo e uma fumaça preta’
-
Portos e Terminais
fev, 02, 2024
0
ANTAQ avança no projeto de concessão de área do Porto de Itajaí (SC)
-
Portos e Terminais
jan, 04, 2022
0
Porto de Itaguaí obtém Licença Ambiental