Etapa de detonação de rochas no canal de acesso do Porto de Paranaguá é concluída
dez, 01, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202146
A etapa de perfurações e detonações das obras de derrocagem da Pedra da Palangana foi concluída pela Portos do Paraná nesta semana. A obra segue com a remoção, britagem e destinação das rochas aos sete municípios do Litoral do Estado. A previsão é que as atividades estejam 100% concluídas até janeiro de 2022.
Esta era a etapa mais delicada para os órgãos e entidades que acompanham a execução.
A Portos do Paraná está removendo seis pontos mais altos do maciço rochoso, somando um volume de 22,3 mil m³, o que corresponde a 12% do total de 200 mil metros cúbicos que tem a Palangana. O valor da obra chega a R$ 26 milhões, investidos com recursos próprios da empresa pública.
Finalizada a obra, a empresa fará uma batimetria, atividade que mede a profundidade da área e é usada para garantir a segurança e a eficiência do tráfego de embarcações. Os resultados desta medição serão encaminhados à Marinha para validação e determinação de um novo calado operacional.
Além da melhoria na segurança da navegação, há redução do tempo de espera para as manobras de atracação e desatracação e, consequentemente, um incremento nas janelas operacionais – que é o período em que os navios têm condições de manobrar.
I
-
Portos e Terminais
mar, 28, 2022
0
Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra movimentação de 1,29 milhão de toneladas em fevereiro
-
Petróleo e Gás
jul, 31, 2019
0
ANP: Brasil pode se tornar líder na produção de petróleo
-
Portos e Terminais
ago, 21, 2019
0
Porto de Itaqui destaca-se na importação de fertilizantes
-
Minérios
nov, 01, 2019
0
Vale recebe autorização para voltar a operar mina em Mariana