Governo libera primeiras ferrovias em regime de autorização
dez, 10, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202147
O governo federal autorizou, no último dia 09, a construção e operação dos nove primeiros trechos de ferrovias pelo novo regime de autorização – modelo que se contrapõe às tradicionais concessões ferroviárias. Os projetos deverão passar por dez Estados, com investimento estimado em R$ 51,96 bilhões em 3,5 mil quilômetros de novos trilhos.
Seis grupos empresariais receberam autorização: Bracell, Ferroeste, Grão Pará, Macro Desenvolvimento, Petrocity e Planalto Piauí Participações. O Ministério da Infraestrutura informou que somente a Ferroeste atua no segmento ferroviário, como concessionária. As demais são consideradas empresas que agora vão marcar sua estreia no setor.
Os novos operadores ferroviários estão vinculados a terminais de uso privado em portos ou companhias consideradas donas das cargas, que deverão usar a nova malha ferroviária para escoar a própria produção.
Os contratos de autorização fazem parte do programa Pró-Trilhos, criado em setembro, que contou com a edição de medida provisória (MP) para instituir um novo marco legal para o setor. O governo havia informado que, desde o lançamento do programa, já recebeu 36 propostas de novos empreendimentos ferroviários a serem implantados com investimentos exclusivamente privados pelo novo regime contratual.
Esses projetos somam 11,1 mil quilômetros de novas linhas férreas em 14 Estados, somando mais de R$ 150 bilhões em investimentos. Desse total, 17 projetos já tiveram a viabilidade atestada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/12/10/governo-libera-primeiras-ferrovias-em-regime-de-autorizacao.ghtml
-
Grãos
dez, 17, 2020
0
Brasil quer aumentar exportação de milho para China, segundo a Abramilho
-
Logística Outros
set, 20, 2021
0
Rumo firma contrato para ferrovia no Mato Grosso
-
Grãos
set, 16, 2022
0
Plantação de milho na Argentina paralisa com medo de ‘grande seca’
-
Carnes
out, 31, 2022
0
Argentina é autorizada a exportar sêmen bovino para 5 países