Navegação

Acidente entre barco dinamarquês e britânico resulta em morte

dez, 13, 2021 Postado porGabriel Malheiros

Semana202148

Um dos dois tripulantes desaparecidos de uma barcaça dinamarquesa encontrada com a quilha virada para cima foi encontrado morto após uma colisão com um navio de carga britânico ocorrida em uma rota movimentada do Mar Báltico durante a madrugada de segunda-feira.

As barcaças Karin Hoj, de 55 metros, e Scot Carrier, de 90 metros, navegavam na mesma direção, costeando a ilha de Bornholm, quando colidiram – em meio a escuridão e neblina – às 3h30 (0230 GMT), segundo as agências marítimas da Dinamarca e da Suécia.

Pelo menos nove barcos e um helicóptero vasculharam as águas perto dos destroços, enquanto a barcaça Karin Hoj, que se encontrava virada de quilha, era rebocada em direção a águas mais rasas para que os mergulhadores suecos pudessem investigar o casco sem risco de serem arrastados para baixo.

É impossível sobreviver por muito tempo sem equipamento de proteção em mares cuja temperatura esteja próxima de 4 graus celsius, mas havia esperança de que a dupla pudesse estar viva dentro de uma bolsa de ar dentro do casco.

No entanto, a Administração Marítima Sueca (SMA em inglês) e a polícia declararam que uma pessoa foi encontrada morta no barco, enquanto a outra ainda estava desaparecida.

Investigação criminal

Embora o acidente tenha ocorrido em meio a névoa, o Instituto Meteorológico Dinamarquês afirmou que esta não era densa e que as condições climáticas relatadas não eram incomuns para a época do ano.

A Promotoria Sueca disse em comunicado oficial que já estão sendo investigados preliminarmente vários possíveis crimes, dentre eles: negligência grave no tráfego marítimo, morte como resultado de negligência e intoxicação marítima.

A Promotoria também afirmou que, apesar de dois suspeitos já terem sido levados sob custódia, não há mais informações disponíveis.

Com os eventos tendo se desenrolado rapidamente, o Centro de Operações Conjuntas da Defesa Dinamarquesa (JOC em inglês) disse não haver sinal de que botes salva-vidas ou qualquer outro equipamento de emergência foram utilizados pelos tripulantes do Karin Hoj.

O armador britânico Scotline afirmou não poder comentar os detalhes, mas que estava ajudando as autoridades locais.

Fonte: Reuters

Para ler a matéria original completa acesse o link: https://www.reuters.com/world/two-cargo-ships-have-collided-baltic-sea-swedish-public-broadcaster-2021-12-13/ 

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.