Fundação Grimaldi patrocinará mestrado na World Maritime University, na Suécia
dez, 18, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202149
A Fundação Grimaldi (www.fondazionegrimaldi.com), fundada em 2007 pelo Grupo Grimaldi (www.grimaldi.napoli.it), esse estabelecido em 1947, ambos com sede em Nápoles, na Itália, firmou recentemente um convênio com a World Maritime University, com sede em Malmo, para enviar dois estudantes por ano à Suécia, para frequentarem o curso de Mestrado (MsC) em “Assuntos Marítimos”, no nome original “Masters in Maritime Affairs”.
O curso, objeto do convênio firmado entre as organizações, e coberto pela Bolsa de Estudos oferecida pela Fundação Grimaldi, tem duração de 14 meses e é dividido em três períodos. O primeiro deles é focado em Estudos Fundamentais. Já o segundo período foca em Estudos Especializados, no qual o aluno deverá escolher uma entre sete opções de especialização, e o terceiro tem foco na Dissertação.
Muitos dos alunos formados graças à WMU trabalharam, ou estão trabalhando, ainda hoje, para organismos internacionais de alto nível, ministérios e companhias marítimas de renome. Instituições marítimas, governos, autoridades portuárias, empresas que atuam na área marítima apreciam o envio de jovens funcionários para este tipo de programa, resultando em um investimento em recursos humanos e contatos internacionais para os países e empresas onde atuam.
E foi considerando os laços do Grupo Grimaldi com a América do Sul, e particularmente com o Brasil e a Argentina, onde o grupo atua já a mais de três décadas, e com os países da África Ocidental, onde o grupo atua ainda a mais tempo, que a Fundação Grimaldi decidiu patrocinar a ida de dois alunos por ano, dessas regiões, para frequentar o curso de Mestrado (Masters in Maritime Affairs) na sede da WMU, em Malmo. Esse ato reforça o compromisso social do Grupo Grimaldi para com os jovens profissionais e estudantes dessas regiões, lhes permitindo a oportunidade de atualizarem suas competências nas áreas relacionadas à navegação, construir redes sólidas no contexto das organizações marítimas mundiais, além de abrir oportunidades de crescimento desses futuros mestres em suas carreiras profissionais.
A descrição do curso encontra-se no site abaixo, assim como detalhes de como se inscrever para uma das vagas oferecidas pela Fundação Grimaldi, na categoria de “donors fellowship”. Deve-se observar os prazos de inscrição para o curso, que terá início em 2023. As inscrições expiram em 15 de maio de 2022 para alunos de países fora da União Europeia. Nesse mesmo site encontram-se os requisitos mínimos para que os postulantes às vagas sejam considerados aptos a participarem do processo seletivo, que será conduzido pela própria universidade, figurando entre os principais os seguintes:
– Diploma de bacharel em um curso relevante, com preferência para cursos relacionados ao comércio exterior;
ou
– Certificado de competência de grau mais alto como Comandante, Mestre ou Engenheiro-Chefe marítimo;
– Experiência profissional comprovada em área relacionada ao transporte marítimo;
– Competência na língua Inglesa, comprovada por um teste padrão reconhecido internacionalmente (TOEFL, IELTS ou Cambridge – CAE ou CPE)
– Competência em informática (nível usuário do pacote Microsoft Office)
Para mais detalhes sobre as inscrições e requisitos, acesse o site: www.wmu.se/programmes/msc-malmo
Para mais detalhes sobre o convênio firmado entre a Fundação Grimaldi e a World Maritime University acesse: www.grimaldi.napoli.it/en/read_216.html
-
Portos e Terminais
jul, 02, 2020
0
Porto de Paranaguá volta a operar após estragos causados por temporal
-
Carnes
jan, 07, 2022
0
Exportações de carne de frango crescem 9% em 2021
-
Portos e Terminais
dez, 16, 2021
0
Movimentação de cargas por ferrovia chega a 20% nos portos paranaenses
-
Economia
jan, 15, 2024
0
Paraguai registra mais de USD 17.300 milhões em exportações até dezembro