Agentes de carga
dez, 24, 2021Os agentes de carga, mais conhecidos como “Intermediários de Transporte Marítimo”, ou OTIs, pela sigla em inglês, são empresas ou pessoas físicas licenciadas intermediar a comunicação entre exportadores e importadores, prestando serviços logísticos essenciais no comércio exterior.
Em essência, as OTIs facilitam o comércio global estabelecendo plataformas para agilizar a transferência de carga em nome dos exportadores por meio da contratação de transportadoras comerciais proprietárias de navios. Em outras palavras, esses especialistas em comércio garantem que os produtos comercializados cheguem ao destino final em nome dos embarcadores.
De acordo com a Federal Maritime Commission (FMC) dos Estados Unidos, entre outros possíveis serviços, as OTIs são principalmente responsáveis por:
- organizar o movimento da carga até seu destino final
- preparar manifestos de carga e processar a documentação alfandegária
- garantir a armazenagem adequada das remessas de carga
- garantir que as cargas terão espaço suficiente a bordo dos navios
- organizar o transporte terrestre de carga por meio de modal rodoviário ou ferroviário
- assegurar a disponibilidade de contêineres ou qualquer outra modalidade de armazenagem que seja considerada adequada
- negociar contratos com armadores
- Manter todas as partes relevantes envolvidas na transação devidamente informas do status da remessa.
OTIs, ou agentes de carga, podem operar como despachantes marítimos ou “Non-Vessel-Operating Common Carriers” (NVOCC). Embora cada categoria de OTI cumpra funções específicas, muitas empresas hoje operam simultaneamente como ambas.
Nos Estados Unidos, as empresas ou indivíduos que operam como OFFs ou NVOCCs são obrigados a obter uma licença emitida pelo FMC. Por outro lado, os agentes de cargo cuja sede não seja nos EUA mas que operam no país não são obrigadas a obter uma licença governamental, embora esta prática seja altamente recomendada pelo FMC.
-
Portos e Terminais
ago, 11, 2021
0
Leilão: ANTAQ recebe propostas para todas as áreas portuárias
-
Navegação
dez, 03, 2020
0
Governo quer criar a “BR dos Rios”
-
Carnes
nov, 07, 2024
0
Minerva fecha terceiro trimestre com lucro líquido de R$94,1 milhões, queda de 33,3% em relação ao mesmo período do ano passado
-
Carnes
nov, 14, 2022
0
Argentina confirma que México permitirá importação de carne bovina