Portocel disponibiliza infraestrutura para movimentar granito
dez, 27, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202150
O Portocel, terminal localizado em Aracruz (ES), passa a fazer parte da rota dos navios que embarcam as rochas ornamentais extraídas no Espírito Santo. Para apresentar ao mercado a sua infraestrutura para movimentar granito, o terminal recebeu recentemente um grupo de representantes do segmento, incluindo produtores, exportadores, armador, agência marítima e a empresa Triple Line, que tem sede no Canadá e responde sozinha por quase metade da movimentação mundial de blocos.
A Triple Line é a empresa que vai utilizar a infraestrutura do Portocel para fazer a movimentação de blocos com embarques nos navios do armador Saga Welco. As negociações entre o terminal capixaba e a empresa começaram há cerca de dois anos e ocorreram à distância, conforme as exigências da pandemia.
O primeiro embarque de rochas está previsto para ocorrer ainda em dezembro e deve movimentar cerca de 16.500 toneladas para abastecer principalmente os mercados da Índia, África e China. Há planos de ampliar gradativamente a movimentação.
A entrada de Portocel na rota do granito faz parte da estratégia de diversificação do porto, que realizou recentemente o primeiro embarque de ferro gusa, outra carga que é novidade no terminal.
O Espírito Santo responde por 78% das exportações de blocos de granito do Brasil e é fundamental fortalecer a logística para escoamento dessa produção, segundo observa Celmo de Freitas, presidente do Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Mármore e Granito (Sindirochas Espírito Santo). “Nossas exportações são representativas e podemos crescer ainda mais com disponibilidade de portos e navios”, destaca ele.
A Saga Welco é a companhia parceira da Triple Line na movimentação de blocos de granito via Portocel. O superintendente de cargas da empresa, Breno Paz, avalia que Portocel reúne todas as condições para se consolidar na rota do granito. “Já operamos aqui carregando celulose e fio máquina e confiamos que também teremos com o granito uma operação segura e tranquila”, afirma ele.
Fonte: Portal Jornal do Norte
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Açúcar e Ethanol
nov, 04, 2020
0
Brasil exporta volume recorde de açúcar em outubro; embarque de café cresce 13%
-
Outras Cargas
jan, 12, 2023
0
Calçadistas exportaram US$ 1,3 bilhão em 2022
-
Portos e Terminais
jun, 27, 2022
0
Líquidos de origem vegetal são destaques nas exportações do Porto de Paranaguá
-
Grãos
mar, 07, 2022
0
Produção de milho da Argentina deve ficar abaixo de 48 mi t em meio à seca, diz bolsa