Codesa's privatization / desestatização
Portos e Terminais

CODESA atinge 8,15 milhões de toneladas e supera a movimentação de 2011

dez, 29, 2021 Postado porSylvia Schandert

Semana202150

Antes do término de 2021 a CODESA atingiu o melhor resultado do século em movimentação de cargas com 8,135 milhões de t, superando 2011 quando fechou com 8,113 milhões/t. A marca foi batida na manhã do dia 29, às 9h, com a desatracação do navio Resiliente do berço 204 do Terminal de Vila Velha (TVV), seguida de comemoração com três rebocadores que fizeram buzinaço por quinze minutos e lançamento de jatos d’água. A expectativa é que, até sexta-feira (31), o ano feche acima de 8,2 milhões de t.

Confira a seguir um comparativo da navegação de longo curso no Porto de Vitória nos últimos dez anos. Os dados são do DataLiner:

Movimentação de longo curso no Porto de Vitória | Jan a Nov 2011-2021 | WTMT

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)

Fatores

Para chegar ao resultado recorde, a CODESA registrou crescimento em todos os perfis de carga – graneis sólido e líquido, conteinerizada e carga geral solta. De acordo com o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento (Coplad), Leonardo Bianchi, o número positivo só foi possível por conta de três fatores: entrada em operação do berço 207, em Capuaba; otimização da operação que permitiu o crescimento da produtividade; e política comercial mais próxima ao mercado, possibilitando o aumento dos negócios.

“ A CODESA vem trabalhando para melhorar seus índices operacionais e, ao mesmo tempo, se colocar no mercado de forma mais assertiva como solução logística no escoamento e recepção de cargas em sua zona de influência”, sublinhou Bianchi.

Os rebocadores que participaram da comemoração foram: Vela e Taurus, da empresa Wilson Sons, e Hélio Ferraz, da Sam Smith. O navio Resiliente seguiu para o Rio de Janeiro – Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.