Chile abre mercado para limão taiti Brasileiro
jan, 13, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202202
O Chile acaba de abrir o mercado para a importação do limão taiti brasileiro. A abertura é resultado de um trabalho conjunto entre a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O diretor internacional da Abrafrutas, Luiz Eduardo Rafaelli, avalia o mercado chileno como promissor em dois pontos. Em 2021 o Chile importou cerca de 5 milhões de dólares em limão e a expectativa é alcançar 50% deste mercado. Outro ponto é que as exportações para este país diminuirão a dependência do Brasil com o mercado europeu.
Se posicionar no mercado será um dos desafios a ser enfrentado, segundo o diretor, pois o Brasil terá que oferecer um limão de qualidade com custo mais acessível para se manter competitivo frente a outros, como o Peru que já exporta com custos mais baixos no que se refere a logística.
Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Cepea-Esalq/USP), o limão taiti representa 98% dos envios brasileiros de cítricos ao exterior, sendo este o terceiro produto na pauta de exportação de frutas brasileiras.
Confira abaixo os principais destinos do limão brasileiro em 2021. Os dados são do DataLiner:
Top 6 Destinos das Exportações Brasileiras de Limão (HS 0805.5) | Jan a Nov 2021 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
No final de 2021, representantes da Abrafrutas juntamente com produtores de limão estiveram no Chile para conhecer as particularidades do mercado local, bem como os requisitos para exportação, exigências de qualidade, logística e etc.
A missão comercial fez parte das ações realizadas pela Abrafrutas, por meio do Projeto Frutas do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na busca por novos mercados e ampliação dos existentes, com o objetivo de diminuir a dependência das exportações para locais como União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos que, atualmente, detém cerca de 85% do total de frutas exportadas pelo Brasil.
Fonte: Abrafrutas
Para ler a matéria original completa acesse:
https://abrafrutas.org/2022/01/chile-abre-mercado-para-limao-taiti-brasileiro/
-
Açúcar e Ethanol
out, 23, 2023
0
Setor sucroalcooleiro responde por mais de 1/3 das exportações do agronegócio de São Paulo
-
Portos e Terminais
jan, 19, 2026
0
Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebe mais de meio milhão de caminhões em 2025
-
Logística Outros
jun, 18, 2024
0
Exportação aérea da Asia Shipping cresce 41% nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo período de 2023
-
Navegação
abr, 20, 2026
0
Crise no Estreito de Hormuz se intensifica
