Setor pesqueiro auxilia na recuperação econômica da Argentina
jan, 18, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202203
Segundo a Estimativa Mensal de Atividade Econômica (EMAE), ferramenta elaborada pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC) da Argentina, a atividade pesqueira se consolidou como o setor econômico com maior taxa de recuperação anual durante o ano de 2021.
Esta informação, emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca, indica que o setor pesqueiro continua em vias de crescimento, com tendências evolutivas que alcançaram a marca de 251% no último ano, colocando a atividade pesqueira com a de maior desenvolvimento no país.
Os dados de 2021 ilustram bem o contexto atual da indústria pesqueira argentina. No ano, o registro interanual de atividade mensurado pelo INDEC indicou no mês de janeiro do ano passado um crescimento de 12,3%. Já os dados de março apontam um crescimento de 59,2% e, continuando com a comparação 2020/2021, o mês de junho chegou a crescer 108,7%.
Todos estes números mostram como o setor pesqueiro continua a liderar o crescimento econômico do país e, por sua vez, marca uma recuperação extraordinária comparado aos anos anteriores.
No entanto, um setor bem administrado e com capacidade de atrair investimentos é fundamental para que o expressado não se detenha.
A aquicultura, diretamente ligada à pesca tradicional, por exemplo, recebeu 72 milhões de pesos em investimentos no último ano, o marcou um ponto de partida para a decolagem desta atividade que é um polo de desenvolvimento e fonte de trabalho.
Concomitantemente, foi pedido a criação do Fórum Nacional da Aquicultura há alguns dias, mostrando como setor busca projetar-se como protagonista no país.
Guillermo Abdala Bertiche, diretor nacional de aquicultura da Argentina, destaca a importância do contato direto com as províncias, não necessariamente aquelas com saída direta para o mar, mas sim aquelas que tenham intenção de incorporar ou manter atividades pesqueiras não limitadas ao mercado interno, aproveitando também o potencial de exportação.
Fonte: Pescare
Para ler o artigo completo original, acesse: https://www.pescare.com.ar/el-sector-pesquero-afianza-el-liderazgo-de-la-recuperacion-economica/
-
Fruta
jul, 11, 2019
0
Argentina não cobre a demanda interna de tomates
-
Portos e Terminais
maio, 31, 2019
0
Argentina investirá US$ 100 milhões para que trem de carga pare de passar pela cidade de Santa Fé
-
Economia
jun, 21, 2019
0
Argentina: Economia retrai 5,8% no primeiro trimestre de 2019
-
Logística Outros
nov, 30, 2022
0
Operações da VLI no Terminal Portuário de São Luís em 2022 já superam volume total de 2021