
Intermodal 2022: Porto do Pecém apresentará seu HUB de Hidrogênio Verde
mar, 15, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202211
Além de sua infraestrutura, o Complexo Portuário do Pecém (CIPP S/A) está apresentando na Intermodal South America o projeto de seu HUB de Hidrogênio Verde.
Segundo a diretora comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, até o momento já foram assinados 15 Memorandos de Entendimento (MoU) para a implantação de unidades fabris no HUB do Pecém.
O estado do Ceará está projetando um polo com capacidade para produzir pelo menos 500 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, que equivalem a cerca de 2,5 milhões de toneladas de amônia verde, e exportar para a Europa pelos portos do Pecém e de Roterdã, na Holanda, que são parceiros comerciais.
O hidrogênio verde (H2V) é visto pelo governo do estado como o combustível do futuro. Para ser considerado ‘verde’, o produto é obtido através de fontes renováveis, como energia eólica ou solar e, mesmo durante seu uso, não gera gases causadores do efeito estufa, como o carbônico.
Vale destacar que o Complexo do Pecém é formado por três grandes produtos: Área Industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do nordeste brasileiro; Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial, que em 2022 movimentou mais de 22 milhões de toneladas; e ZPE Ceará, a primeira Free Trade Zone a operar no País, que conta com a primeira siderúrgica integrada do Nordeste e uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos.
-
Portos e Terminais
dez, 22, 2022
0
Conselho aprova instalação de refinaria na ZPE Ceará
-
Economia
nov, 16, 2023
0
Eleições presidenciais da Argentina devem impactar alcance da China na América Latina
-
Portos e Terminais
abr, 06, 2022
0
Portonave conclui com sucesso descarga dos caças Gripen F-39
-
Portos e Terminais
mar, 11, 2024
0
Governo anuncia plano de R$ 10,6 bi para Santos