Intermodal 2022: Suape foca em inovação e sustentabilidade
mar, 15, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202211
O Complexo Industrial Portuário de Suape será, mais uma vez, um dos destaques da Intermodal South América. Em um estande de 120 metros quadrados, na área mais nobre do pavilhão, o atracadouro pernambucano apresentará suas estratégias de inovação e sustentabilidade ao mercado.
A aposta nessas duas vertentes não é por acaso. Recentemente, Suape apresentou o Programa de Inovação com o lançamento do App Suape. O aplicativo reúne informações sobre tráfego marítimo, operações portuárias, relação das empresas instaladas no território, além de notícias da estatal e uma gama de outros elementos.
Além de todas as informações do porto em tempo real, o app apresenta os projetos socioambientais da estatal, desenvolvidos sob a ótica das boas práticas ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). Hoje, 59% do território do complexo é destinado à Zona de Preservação Ecológica (ZPEC).
Um dos principais projetos dessa vertente é a chamada Planta de Hidrogênio Verde Pernambuco, que prevê a instalação de quatro conjuntos de eletrolisadores de água em áreas localizadas no Porto de Suape, em quatro fases de implantação. Quando consolidado, o empreendimento pode vir a se transformar no segundo maior da história do Estado.
Além de fortalecer sua imagem como porto moderno e sustentável, Suape pretende conquistar novos parceiros para tocar grandes projetos e alavancar, substancialmente, a movimentação portuária nos próximos anos. O principal deles é Ferrovia Transertaneja.
O Ministério da Infraestrutura já assinou autorização para que a mineradora Bemisa, gigante do setor com sede em Minas Gerais, construa e explore o ramal ferroviário de 717 quilômetros, que conectará a mina da empresa, localizada no município de Curral Novo, no Piauí, ao Porto de Suape, onde está projetada a construção de um terminal de minérios na Ilha de Cocaia. O investimento previsto é de R$ 5,7 bilhões, com a expectativa de gerar milhares de empregos para os pernambucanos.
Recordes
Suape fechou 2021 como um dos principais portos públicos do Brasil, com total de 22 milhões de toneladas de cargas movimentadas. O porto é líder nacional nas operações de granéis líquidos (14,9 milhões de toneladas) e na navegação por cabotagem (16,8 milhões de toneladas). O atracadouro também é líder no Norte e Nordeste na movimentação de contêineres (518,5 mil TEUs) e veículos (47.481 unidades), apresentando crescimento em 2021 de 7,1% e 20%, respectivamente.
-
dez, 02, 2021
0
Sete em cada 10 indústrias têm dificuldades para comprar insumo, aponta CNI
-
Navegação
fev, 21, 2022
0
Bombeiros enfrentam dificuldade com veículos elétricos em chamas a bordo do Felicity Ace
-
Café
jul, 15, 2024
0
Exportação do Brasil aos EUA bate recorde no primeiro semestre
-
Navegação
jun, 18, 2019
0
Argentina: atividade fluvial e marítima aumenta 11,56% em maio