UE vai propor veto a importações de carvão, produtos químicos e madeira da Rússia, diz fonte
abr, 05, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202214
A Comissão Europeia está propondo aos países da União Europeia novas sanções abrangentes contra a Rússia, incluindo o veto a importações de carvão, madeira, produtos químicos e outros produtos no valor de cerca de 9 bilhões de euros por ano, disse uma fonte da UE à Reuters.
A União Europeia também vai propor o veto de exportações para a Rússia no valor de mais 10 bilhões de euros por ano, incluindo semicondutores, computadores, tecnologia para gás GNL e outros equipamentos elétricos e de transporte, segundo a fonte.
Navios e caminhões russos seriam impedidos de acessar a UE, prejudicando ainda mais o comércio, disse a fonte, com exceções feitas para produtos energéticos, alimentos e medicamentos.
A UE, formada por 27 países, também proibiria todas as transações com o VTB e outros três bancos russos que já foram excluídos do sistema SWIFT, disse a fonte, enquanto dezenas de outros indivíduos, incluindo oligarcas e políticos, seriam adicionados à lista de sanções da UE.
A proibição do carvão, se aprovada pelos países da UE, seria a primeira envolvendo importação de energia da Rússia adotada pelo bloco desde que Moscou lançou o que chama de “operação especial” na Ucrânia em 24 de fevereiro.
A Comissão havia proposto tal veto em janeiro caso a Rússia invadisse sua vizinha, mas fontes da UE disseram à Reuters que foi bloqueado pela Alemanha, o país da UE que mais depende do carvão da Rússia.
Uma fonte do governo alemão disse à Reuters que a Alemanha apoiaria um embargo gradual da UE às importações de carvão da Rússia.
A proibição do carvão estaria avaliada em cerca de 4 bilhões de euros por ano, afirmou a fonte da UE.
Fonte: Notícias Agrícolas
Para ler o artigo original completo, acesse:
-
Grãos
set, 01, 2022
0
Exportações de milho no primeiro semestre crescem 85,7% em relação ao mesmo período de 2021
-
Grãos
mar, 21, 2022
0
Exportações de arroz cresceram 65% em fevereiro, diz Abiarroz
-
Portos e Terminais
dez, 21, 2021
0
Exportação de canola é inaugurada com embarque no Porto de Imbituba
-
Portos e Terminais
nov, 17, 2020
0
Tereos e VLI investem em novos armazéns de açúcar