Empresários querem criar rota marítima entre o Nordeste brasileiro e Cabo Verde
maio, 12, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202220
O Recife recebeu pela primeira vez o Seminário de Oportunidades de Negócios com África no Beach Class Convention by Hôm. O evento é uma realização do Instituto Internacional FEAFRO e da Câmara do Comércio Brasil África. Com 28 reuniões em rodadas de negócios, o seminário também jogou luz sobre a possibilidade de criação de uma nota rota marítima comercial, ligando o Nordeste brasileiro ao continente africano, tendo como hub Cabo Verde.
Um grupo de empresários e investidores se reuniu com o empreendedor Gabriel Araújo, da companhia brasileira Alfa Mares, com o intuito de desenvolver um projeto de logística marítima entre o Nordeste brasileiro e a África Oeste.
A ideia é fortalecer o ambiente de negócios para micro, pequenos e médios empresários buscarem a internacionalização a partir de uma rota de navegação oceânica de nove dias até Cabo Verde em navios pequenos com até 800 toneladas e capacidade para 120 contêineres.
“O primeiro passo já foi dado. Estamos reunindo um grupo com a finalidade de criar um comitê, envolvendo empresas da iniciativa privada que estiveram conosco aqui no evento, e já se dispuseram e participar desta empreitada. Além disso, vamos buscar outros empresários pernambucanos e também entes da iniciativa pública para que, juntos, possamos lançar esta rota de navegação, a partir deste projeto de logística marítima”, salienta a presidente do Instituto Internacional FEAFRO, Silvana Saraiva.
“Pretendemos movimentar toda a região nordestina e envolver o Norte com uma visão de Atlântico, utilizando Cabo Verde como um hub e dali atingindo outros países da África Oeste como Angola, Nigéria e Senegal”, resume Gabriel.
Fonte: Jornal do Comércio
Para ler o artigo original completo, acesse:
-
Grãos
jul, 10, 2021
0
Unctad vê Brasil mais dependente de commodities
-
Navegação
set, 17, 2024
0
Diminuição da vazão do rio Paraná começa a afetar a movimentação das exportações agrícolas da Argentina
-
Grãos
nov, 03, 2020
0
Enquanto Brasil importa soja dos EUA, China vai comprar soja da Tanzânia
-
Portos e Terminais
set, 29, 2023
0
Porto do Itaqui se prepara para ser o primeiro do país a ter um programa de descarbonização