
Porto do Rio de Janeiro retoma operações em navio de ‘break bulk’ com café
maio, 23, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202221
A operação de um navio de ‘break bulk’ com café, que aconteceu no fim do mês de abril, marcou o retorno dessa modalidade no transporte de café pelo Porto do Rio de Janeiro, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). O embarque de 6.500 toneladas de café, acondicionadas em ‘big bags’, foi realizado com sucesso e a mercadoria teve como destino a Europa. A UNSLOG foi o operador logístico que negociou com o terminal de contêineres ICTSI Rio para trazer esta operação para o Rio de Janeiro.
Nesta modalidade, diferentemente de contêineres, é possível armazenar a carga individualmente no porão do navio. “A carga conteinerizada é, atualmente, o padrão logístico para o transporte de café, mas o ‘break bulk’ ajuda a superar a escassez de contêineres e a consequente alta global no preço”, explica o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima.
O ‘break bulk’ estava em desuso pelo setor cafeeiro desde a década de 80, mas com a problemática da escassez mundial de contêineres, as empresas exportadoras de café voltaram a adotar a modalidade como estratégia para auxiliar na estabilização do fluxo logístico internacional, gerando uma volta ao passado nos portos brasileiros.
Veja abaixo o histórico das exportações de café em contêineres via Porto do Rio de Janeiro de janeiro de 2021 a março de 2022. Os dados abaixo foram fornecidos pelo serviço de inteligência comercial marítima da Datamar, o DataLiner.
Exportação de café em contêineres via Rio de Janeiro | jan 2021 – mar 2022 | TEUs
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
-
Portos e Terminais
fev, 25, 2022
0
Em estudo um novo Porto às margens do São Gonçalo
-
Portos e Terminais
mar, 11, 2025
0
Santa Fé Impulsiona Expansão Portuária com Proposta de Reforma da Lei de Cabotagem
-
Portos e Terminais
set, 02, 2020
0
Operações no Porto de Cabedelo são 22,1% maiores no mês de agosto em relação a 2019
-
nov, 29, 2021
0
Ministro inaugura no Porto de Santos 3 obras no valor de R$ 600 milhões