Suape prepara chamada pública para planta de hidrogênio verde com 1GW de capacidade
maio, 26, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202221
O Porto de Suape planeja lançar em 15 dias uma chamada pública para atrair empresas interessadas na construção de uma planta de hidrogênio verde (H2V) para início da produção em 2026. O investimento estimado é de aproximadamente US$ 3,5 bilhões, para a instalação de uma unidade com 1 GW de capacidade de eletrólise.
Segundo o diretor de Meio-Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, Suape deverá fazer mais duas chamadas públicas para projetos do tipo, no segundo semestre.
Atualmente, a administração do porto está conversando com três interessados no projeto: a Qair, de origem francesa; a Casa dos Ventos; e a australiana Fortescue Future Industries (FFI), que é uma subsidiária da mineradora Fortescue Metals Group.
As três empresas já assinaram memorandos de entendimentos com o porto de Suape. A expectativa é que outros agentes participem da chamada pública.
“Suape é, hoje, um grande condomínio. Abrigamos 224 empresas dentro do complexo e ainda temos muito potencial para crescer”, avalia Cavalcanti.
O modelo da usina foi vencedor de uma concorrência da qual participaram 31 projetos. Segundo Cavalcanti, ela usará a tecnologia block chain, que permite o rastreamento e a certificação da origem do H2V.
“Essa usina fica fora da poligonal do porto, sua administração será feita diretamente por Suape, sem precisar passar pela Secretaria Nacional dos Portos. Esse é um atrativo importante”, explica Cavalcanti.
Autonomia e próximos projetos de hidrogênio verde
A administração do Porto de Suape (PE) espera recuperar em 60 dias a autonomia da gestão do complexo portuário e, assim, desburocratizar e acelerar os processos licitatórios.
O porto espera um desfecho sobre o assunto junto ao governo federal, num momento em que busca atrair investidores para a expansão da infraestrutura de gás — e, numa perspectiva de mais longo prazo, tem planos de se consolidar como um dos principais polos de H2V do país.
Fonte: EPBR
Para ler a matéria original completa, acesse:
-
Portos e Terminais
out, 17, 2024
0
Porto Itapoá anuncia a quarta fase de sua expansão, com custo de R$ 500 milhões
-
Portos e Terminais
abr, 06, 2021
0
Marinha conclui renegociação de contrato com o Terminal de Contêineres do Porto de Sepetiba
-
Café
jun, 06, 2023
0
Café: embarques de maio fecham em 2,351 milhões de sacas
-
Portos e Terminais
dez, 21, 2018
0
Terport Villeta opera sistema Navis N4 TOS em novo terminal de contêineres