Carnes

No 1º quadrimestre, Porto de Paranaguá exporta 608 mil toneladas de frango congelado

maio, 31, 2022 Postado porSylvia Schandert

Semana202222

O Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá exportou no primeiro quadrimestre deste ano 608.105 toneladas de frango congelado. Comparado às 552.069 toneladas carregadas em 2021, nos mesmos quatro meses, o aumento é de 8%.

A movimentação do período gerou receita de mais de US$ 1 bilhão, segundo dados do Ministério da Economia. No ano passado, foi de US$ 792.295.824. A diferença passa de 34%.

De todo frango congelado exportado pelos portos brasileiros, 43,8% saiu por Paranaguá, ainda de acordo com os dados do sistema nacional. O balanço da movimentação portuária de janeiro a abril deste ano confirma que o Paraná segue sendo a principal saída do produto para o mundo.

Veja abaixo o histórico brasileiro das exportações de carne de frango, bovina e suína pelo Porto de Paranaguá de janeiro de 2021 a abril de 2022. Os dados abaixo estão disponíveis na plataforma DataLiner.

Exportação de Bovinos, Suínos e Frangos pelo Porto de Paranaguá | 2021 – abril 2022 | TEUs

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração) 

Quase 82% de todo esse frango é da produção paranaense. A China é o principal destino. Na sequência, entre os cinco maiores países compradores pelo Porto de Paranaguá estão Emirados Árabes Unidos, Japão, Arábia Saudita e México. A carne de frango representa 38% de todos os produtos que saem em contêineres pelo porto.

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a TCP, empresa que administra o terminal e opera os contêineres no Porto de Paranaguá, tem a maior estrutura para cargas refrigeradas da América Latina. “No pátio, são 3.624 tomadas para a conexão de contêineres”, diz.

O terminal ainda conta com dois ramais ferroviários com acesso direto à área alfandegada, com funcionamento 24 horas por dia, sistema wi-fi – que possibilita o monitoramento das cargas em tempo real.

“Inclusive, a movimentação de carnes e outros congelados é responsável por 80% da movimentação da ferrovia no local”, acrescenta Garcia.

Outras Carnes  – De carne bovina, 65.054 toneladas foram exportadas em contêineres pelo Porto de Paranaguá no mesmo período. De carne suína foram 32 mil toneladas. O terminal paranaense é o 2º, entre os portos brasileiros, na exportação da carne de boi e o 3º no embarque da carne suína.

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.