
Draga Galileo Galilei inicia trabalhos para ‘salvar’ canal do Porto de Itajaí
jun, 21, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202225
A draga Galileo Galilei chegou ao Porto de Itajaí e já começou, no último dia 17, o trabalho de manutenção do calado no Rio Itajaí-Açu. A dragagem deve “salvar” o canal de acesso ao Complexo portuário de Itajaí e Navegantes, prejudicado pelas fortes chuvas dos últimos dias. Isso tem impossibilitado embarcações maiores de entrarem nos portos.
Além da Galileo, que realizou o trabalho de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, outra draga, Water Injection, também opera para a manutenção do canal.
Esta ação conjunta vai dar ao canal de acesso uma profundidade maior, e, consequentemente, permitir que embarcações de maior porte possam circular com tranquilidade, sem o risco de navios de maior peso encalharem durante esse processo.
A draga Galileo é do tipo hopper, ou seja, que trabalha por sucção (extraindo os resíduos através de uma cisterna e os encaminhando para o alto-mar onde são ejetados) e tem uma capacidade de cisterna de 18 mil metros cúbicos. Com os trabalhos, os canais interno e externo devem ser reestabelecidos para 14 e os 14,5 metros e profundidade.
Essa draga já realiza operações de rotina nos berços do Porto de Itajaí e Navegantes, por meio de um contrato entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord, de mais de R$ 230 milhões. Manter a profundidade do calado é uma parte da exigência contratual.
“É necessária manutenção contínua dos canais para a melhor navegação das embarcações de grande porte. Dessa vez, foi preciso a convocação da Galileo Galilei, draga de sucção, para a manutenção do calado. Os berços de atracação precisam estar com a profundidade maior para evitar qualquer tipo de risco que possa comprometer as embarcações. Por isso, o Porto de Itajaí segue com a dragagem dos berços para que tudo flua nas operações”, concluiu Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.
Fonte: ND Mais
Para ler o texto original completo acesse: https://ndmais.com.br/economia-sc/draga-galileu-galilei-inicia-trabalhos-para-salvar-canal-do-porto-de-itajai/
-
Outras Cargas
ago, 15, 2024
0
Exportação de mel do Paraná registra crescimento de 113% no primeiro semestre
-
Portos e Terminais
ago, 18, 2023
0
Receita Federal apreende 55 kg de cocaína no Porto de Paranaguá/PR
-
out, 05, 2022
0
Cresce a receita das exportações de tabaco
-
Portos e Terminais
abr, 29, 2025
0
Três contêineres caem de navio no Porto de Itajaí