Portocel obtém autorização para receber navios de maior capacidade
set, 06, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202236
O Portocel, terminal da Suzano e da Cenibra localizado em Aracruz, recebeu da Capitania dos Portos a autorização para receber navios com até 230 metros de comprimento e 85 mil toneladas de porte bruto, 21% acima da capacidade que podia operar até então. A largura do canal de acesso também ganhou 2 metros adicionais, passando a ser de 160 metros.
Esta é mais uma da série de melhorias que vêm sendo implantadas no complexo portuário nos últimos anos com o objetivo de ampliar a capacidade, a eficiência e diversificar a operação. Portocel foi construído para escoar a produção de celulose da antiga Aracruz e da Cenibra. Hoje, além do produto original, o porto recebe, entre outras cargas, produtos siderúrgicos, peças industriais, rochas ornamentais e celulose solúvel.
Veja abaixo o histórico do volume exportado via Portocel de janeiro de 2019 a julho de 2022. Os dados abaixo são da DataLiner.
Exportações via Portocel | janeiro de 2019 – julho de 2022 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
A mais nova cliente, a LD Celulose, que iniciou recentemente a operação de sua fábrica instalada entre os municípios de Indianópolis e Araguari, no Triângulo Mineiro, já está exportando sua produção de celulose solúvel por Portocel. São 500 mil toneladas por ano que serão escoadas por Aracruz. Para operar com a nova carga, Portocel investiu cerca de R$ 38 milhões em adequações de infraestrutura, incluindo a ampliação do ramal ferroviário e a cobertura de um trecho dos trilhos.
Fonte: A Gazeta
Para ler o artigo original completo, acesse: https://www.agazeta.com.br/colunas/abdo-filho/portocel-obtem-autorizacao-para-receber-navios-de-maior-capacidade-0922
-
Outras Cargas
jun, 21, 2024
0
Abertura de mercado nos Estados Unidos para óleo de cozinha usado
-
Grãos
set, 14, 2022
0
Argentinos vendem 15,2% da safra de soja em 7 dias graças a medidas do governo
-
Grãos
out, 15, 2021
0
Chuvas ajudam plantio de milho da Argentina em momento de incertezas por política de exportação
-
Outras Cargas
ago, 03, 2021
0
Nos primeiros seis meses, as vinícolas do Estado tiveram incremento de 132% em volume exportado