chicken exports to China
Carnes

Chile mantém exportações de frango suspensas devido à gripe aviária

mar, 20, 2023 Postado porSylvia Schandert

Semana202315

O Chile suspendeu esta semana suas exportações de carne de frango por 28 dias, depois de detectar o primeiro caso de gripe aviária em um ambiente industrial.

O incidente, registrado em uma fábrica da empresa Agrosuper, em Rancagua, obrigou as autoridades a abater 40.000 aves.

No entanto, o porta-voz do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG), Carlos Orellana, considerou que o evento é muito limitado e disse que em pouco tempo a situação estará contida. “Esperamos que no curto prazo o Chile recupere novamente a condição de país livre da gripe aviária”, afirmou.

Veja abaixo um histórico da carne de frango do Chile (hs 0207) embarcada em contêineres de janeiro de 2019 a dezembro de 2022, de acordo com dados do DataLiner da Datamar.

Exportações chilenas de aves | Jan 2019 – Dez 2022 | TEUs

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração) 

O primeiro caso de H5N1 foi detectado no Chile em dezembro passado e desde então o vírus se espalhou para quase todas as regiões, mas em aves migratórias e alguns espécimes de leões marinhos e pinguins.

Agora, porém, o contágio ocorreu em uma instalação comercial, por isso foi necessário adotar medidas sanitárias para evitar sua propagação.

As autoridades reiteraram esta semana o apelo à população para que não manuseiem aves ou mamíferos marinhos doentes ou mortos e que notifiquem o SAG de qualquer caso suspeito.

No continente, as primeiras infecções pela doença foram registradas na América do Norte no final de 2021, por meio de espécies migratórias que cruzaram o Atlântico vindas da Europa, e depois se espalharam para países da América Central e do Sul.

Fonte: Prensa Latina

Para ler a matéria original completo, acesse: https://www.prensalatina.com.br/2023/03/18/chile-mantem-exportacoes-de-frango-suspensas-devido-a-gripe-aviaria/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.